13/01/2017 - PORTAL - Fiscalização
Prefeitura monta operação contra o comércio ilegal

foto/divulgação: GM Elaisa

Operação Floripa Legal ocupa centro da cidade

A auxiliar de enfermagem Ana Amélia dos Santos que anda diariamente pelo centro da Capital, tem se deparado, desde a última segunda-feira (9), com a presença constante da Guarda Municipal e com os calçadões livres e sem ambulantes ilegais pelas ruas. A ação, coordenada pela Prefeitura de Florianópolis, faz parte da Operação Floripa Legal e busca combater o comércio ilegal em toda a cidade. Segundo Ana Amélia, “a ação facilita o tráfego das pessoas pelas ruas do centro e ainda valoriza os comerciantes, que pagam seus impostos e que têm nota fiscal do produto”.

O primeiro dia da Operação contou com a presença de aproximadamente 70 guardas municipais, além da polícia militar e de fiscais da Sesp (Secretaria Executiva de Serviços Públicos) e teve cerca de 1.500 itens apreendidos. Os ambulantes possuíam produtos como relógios, óculos, roupas e bijuterias.

Para coibir a volta dos comerciantes ilegais, que se instalam nos calçadões e impedem o tráfego de pedestres na região, as viaturas da guarda municipal estão em pontos estratégicos e as motos fazem rondas constantes em toda área central. Em frente ao TICEN, está a Base Móvel, das 6h30 às 18h30, todos os dias.

De acordo com a Comandante Maryanne Mattos, a presença da Guarda Municipal de Florianópolis está fazendo a diferença para o sucesso da Operação Floripa Legal. "O objetivo é manter, daqui para frente, a ordem na cidade com mais rondas efetivas na área central", acrescenta a comandante.

A abordagem dos agentes da Guarda Municipal aos ambulantes tem sido feita não somente nas ruas, como também dentro dos terminais de ônibus, camelôs, praças e áreas comerciais. Segundo o prefeito Gean Loureiro, o objetivo é retomar a ordem pública e a legalidade no município. Em paralelo à fiscalização no centro, há equipes de inteligência também nos balneários da cidade.