20/02/2017 - RESIDUOS - Comcap
Produção de adereços com reaproveitados anima Carnaval da Comcap
Este ano bloco da limpeza sai às ruas com acessórios de produção própria a partir de doação de materiais da Protegidos da Princesa

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Diretores acompanham produção de adereços no Museu do Lixo

Os serviços de zeladoria urbana no Carnaval 2017 serão prestados com a competência de sempre em Florianópolis, mas as equipes da Comcap estarão animadas como nunca. Este ano, o presidente da companhia, Carlão Martins, propôs um desafio para que fossem produzidos adereços com materiais reaproveitados. O resultado é a produção de aproximadamente 200 adereços, a custo praticamente zero, que vão ornar garis, motoristas e auxiliares operacionais durante as festas.

Os adereços serão entregues na quinta-feira (23) pela manhã, 9h, aos operacionais da Comcap em ato no Largo da Alfândega. Na ocasião, haverá apresentação de Dona Tainha e Vento Sul, personsagens apresentados pelos monitores ambientais da Comcap Joseane Rosa e Ricardo Conceição. A equipe também produziu um kit especial de adereços com materiais reaproveitados para entregar ao prefeito Gean Loureiro.

A ação foi realizada por meio da integração das divisões Operacional Centro e de Sustentabilidade Ambiental. Valdinei Marques, monitor do Museu do Lixo, e Tatiane de Souza, margarida, que trabalha na limpeza da Passarela Nego Quirido durante o Carnaval, lideraram a atividade com apoio de estagiários e monitores da equipe de educação ambiental.

Neiciclagem, como é conhecido o arte-educador, conseguiu doação de materiais descartados pela Escola de Samba Protegidos da Princesa.

Tatiane trabalha na limpeza do Centro e, nesta época, junta duas coisas que aprecia muito: trabalhar na Comcap e colaborar com a alegria do Carnaval. Nos últimos quatro anos, ela integrou o único bloco a desfilar várias vezes na mesma noite. Cada escola ou bloco que percorre a Nego Quirido é seguido pelo bloco da limpeza da Comcap.

A gerente da Divisão Varrição Sede, Michele Rodrigues, contou que, todos os anos, Tati dava conta de levar acessórios e maquiagem para produzir e retocar a equipe. “Entre a dispersão e a concentração, vínhamos catando mais plumas e outros materiais e a Tati montava na hora mesmo alguns arranjos e adereços. Ela nunca se importou que saíssemos todas até com o mesmo batom.” Esse ano, os adereços já estarão prontos.

Escala de trabalho

O diretor de Operações da Comcap, Ricardo Leal, informa que em torno de 100 pessoas trabalharão na limpeza da cidade  a cada dia de festa.  Sem contar as equipes de coleta que manterão em torno de 400 pessoas, entre garis e motoristas, trabalhando para realizar a coleta domiciliar. O domingo de Carnaval, a propósito, será o último dia da Operação Verão, período em que a coleta torna-se diária nos principais balneários.

NO CENTRO

NOS BAIRROS E BALNEÁRIOS

• Santo Antônio de Lisboa, 12 pessoas, quatro dias
  • Rio Vermelho, duas pessoas, um dia
  • Santinho, duas pessoas, um dia
  • Barra da Lagoa, quatro pessoas, cinco dias
  • Lagoa da Conceição, 12 pessoas, segunda-feira
  • Campeche, seis pessoas, sábado e domingo
  • Tapera, seis pessoas, segunda-feira
  • Armação, seis pessoas, cinco dias.

• ​CLIQUE AQUI para ver vídeo da produção e entrevistas com Valdinei Marques e Tatiane de Souza.