18/05/2017 - SEMAS - Social
Lançado plano de ações para pessoas em situação de rua

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Prefeitura lança plano de ações para pessoas em situação de rua

Nesta quarta-feira, 17, a Prefeitura Municipal de Florianópolis lançou a primeira iniciativa do programa Floripa Social voltada à assistência de pessoas em situação de rua, envolvendo diversas secretarias municipais, Ministério Público, CDL e outros órgãos afins. O programa envolve as seguintes ações: intensificação da abordagem social com consultório de rua, reativação do NAF na Rodoviária Rita Maria, abertura de 100 vagas em instituições para dependentes químicos, ampliação de 50 vagas em abrigos e casas de passagem, revitalização e expansão do funcionamento do Centro Pop para os finais de semana, cursos de profissionalização e inserção ao mercado de trabalho das pessoas em situação de rua, limpeza das ruas e conscientização das pessoas em situação de rua, integração das atividades dos voluntários aos serviços oferecidos pela Prefeitura e identificação de pessoas com problemas com a lei e mandados de prisão em aberto nas ruas da cidade.

“Buscamos unir diversas entidades e as nossas secretarias para trazer ao município um programa completo para resolver esta importante causa social. Queremos resgatar a pessoa em situação de rua e inseri-lo na sociedade novamente. Com uma base sólida, é possível sim recuperá-lo. E aqueles que têm laços afetivos em outras cidades, concederemos passagens para retorno às cidades de origem”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

O promotor de Justiça, Daniel Paladino, parabeniza a Prefeitura pelo lançamento do programa e define o momento como histórico e fundamental. “Acompanho a causa há cinco anos. Esta é uma ação forte e inovadora que atende os anseios da sociedade. Ela traz dignidade e resgate que a pessoa humana precisa em nossa sociedade. Além do Ministério Público e da Prefeitura com suas secretárias, temos também o comprometimentos de doze entidades que querem auxiliar na causa”, salienta Paladino.

Ações do programa

Para oferecer um atendimento mais abrangente, os serviços de Abordagem Social e Consultório de Rua uniram-se. Desta forma, os assistentes sociais e médicos identificam todos os dias crianças, adolescentes e adultos em situação de rua e resolvem as necessidades imediatas. O Núcleo de Apoio Familiar Rodoviário (NAF) abordará pessoas que chegam a cidade sem destino, emprego e família e concede passagens para que retornem às cidades de origem. O NAF também encaminhará à cidade de origem as pessoas que já estão em situação de rua em Florianópolis.

Além disso, serão ampliadas as vagas em instituições para abrigar as pessoas em situação de rua. Serão 100 vagas voltadas para dependentes químicos e 50 em abrigos e casas de passagem. O Centro Pop funciona nas dependências da Passarela de Samba Nego Quirido e atende mais de 100 pessoas por dia em situação de rua. No local são oferecidos banho, alimentação e acompanhamento psicológico tanto para pessoas que buscam espontaneamente o espaço ou vindas por meio da abordagem social. O local será revitalizado e passará a atender também aos finais de semana. Também serão oferecidos cursos de profissionalização e encaminhamento ao mercado de trabalho das pessoas em situação de rua.

Já está em funcionamento a limpeza das ruas com conscientização das pessoas em situação de rua. A ação conta com apoio da Comcap, Ministério Público e outros órgãos afins. Os serviços oferecidos pela prefeitura passarão a contar com o apoio de associações de voluntariado, sendo centralizadas as entregas de comida nos locais de atendimento a população de rua como o Centro Pop.