19/05/2017 - SMI - Obras
Prefeitura fará três consultas públicas sobre obras de infraestrutura viária
Projetos do anel viário no entorno do Maciço do Morro da Cruz e de binários no Continente serão apresentados

foto/divulgação: Divulgação PMF

Prefeitura fará três consultas públicas sobre obras de infraestrutura viária

A Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (17) uma chamada para três consultas públicas que acontecerão nos dias 02 e 03 de junho. O objetivo é levar ao conhecimento público o que a Prefeitura está planejando para melhoria da mobilidade e quais projetos estão na amostra representativa que irá compor o Programa de Infraestrutura Viária de Florianópolis, o qual será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A realização das consultas, aliás, é uma exigência do organismo internacional.

Nas consultas, representantes da Secretaria de Infraestrutura e consultores externos à Prefeitura vão apresentar os estudos realizados e obras planejadas para inclusão no programa de infraestrutura viária, relativos aos binários do Continente e corredor do anel viário central. De forma geral, as explanações vão abordar os benefícios e interferências que as obras ocasionarão nas respectivas regiões, do ponto de vista ambiental e social. Mais informações sobre esta Avaliação Ambiental e Social podem ser obtidas através do link www.pmf.sc.gov.br/aas/

Os principais projetos do Continente dizem respeito às implantações de quatro binários, que correspondem a alterações dos sentidos do trânsito de ruas paralelas, transformando-se a mão dupla em mão de sentido único, possibilitando assim o alargamento de calçadas e implantação de ciclovias e de corredores de transporte público. E, também, do corredor do anel viário central, no entorno do Maciço do Morro da Cruz, cujo financiamento de R$ 162 milhões pela Caixa Econômica Federal poderá ser utilizado como contrapartida do financiamento do BID.

Tais projetos selecionados para a amostra representativa das consultas públicas, por sua vez, representam uma parcela do valor do financiamento do BID que está em fase de preparação de documentação para assinatura de contrato.

Projetos da amostra

O corredor do anel viário central contempla a implantação de 17 quilômetros de corredores exclusivos para o sistema de ônibus BRT, que foi denominado de "Rapidão", com estações centrais, ladeado de uma pista em cada sentido, bem como de passeio e ciclovia no trecho da Rua Deputado Edu Vieira.

Já os binários do Continente vão beneficiar futuramente quem transitar pela Avenida Atlântica e pela Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira (a PC3), no Jardim Atlântico; a Avenida Patrício Caldeira de Andrade, no Abraão e Capoeiras, e a Rua Aracy Vaz Callado, no Estreito, bem como as ruas paralelas.

Programação das consultas públicas:

02/06/17 (Sexta-feira)

Local

Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho – Rua João Evangelista da Costa, 1.160 - Estreito

02/06/17 (Sexta-feira)

Local

Salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Rua Professor Bayer Filho, 81 - Coqueiros

03/06/17 (Sábado)

Local

Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600 - Agronômica