24/05/2017 - SME - Educação
Prefeitura retoma obras de creches em diversas regiões da cidade
Unidades irão beneficiar mais de 1.700 crianças de zero a cinco anos

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Maurício Fernandes Pereira e Luciano Formighieri visitando a Creche nos Ingleses

A prefeitura de Florianópolis reiniciou a construção de oito novas creches cujas obras estavam paralisadas. Foram retomados os trabalhos nas creches Morro do Horácio, Ingleses, Vila Aparecida, Caieira do Saco dos Limões, Tapera, Santa Vitória (Agronômica), Red Park (Rio Vermelho) e Capoeiras. Juntas, essas unidades irão proporcionar em média a abertura de 1.780 vagas.

Conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a atual administração da cidade herdou uma série de pedidos de aditivos de prorrogação de prazos e de serviços por parte das empresas responsáveis pelas obras. “Não podemos simplesmente autorizar os aditivos sem a devida cautela na análise de cada um. Felizmente, estamos retomando os serviços”, salienta.

Ainda segundo o secretário, houve erros de projetos em algumas obras. Nos empreendimentos em andamento serão investidos R$ 27 milhões 471 mil.

Em breve, a prefeitura espera reiniciar os trabalhos das novas creches no Rio Tavares, Cachoeira do Bom Jesus, Ribeirão da Ilha, Areias do Campeche, Canto da Coruja (Rio Vermelho) e Morro do Céu (Centro). Na creche do Rio Tavares, além de falha no projeto, ocorreu erro no quantitativo de pré-moldado. Na Creche Areias do Campeche a obra esta parada por desistência da empresa que venceu a licitação. A empresa que ficou em segundo lugar será chamada para a continuidade do empreendimento.

Nas creches da Cachoeira do Bom Jesus, Ribeirão da Ilha, Canto da Coruja e Morro do Céu está havendo adequação de projetos de fundação. Após a finalização, essas unidades terão capacidade para atender em torno de 1.115 crianças. O custo somará R$ 15 milhões 178 mil.

Na manhã e tarde desta quarta-feira, o secretário Maurício Fernandes Pereira esteve visitando alguns desses estabelecimentos de educação infantil, assim como as escolas Henrique Veras (Lagoa da Conceição) e Mâncio Costa (Ratones). Integraram a comitiva do titular da educação o secretário adjunto Luciano Formighieri, o diretor de educação fundamental Vânio Seemann, a diretora de educação infantil Dione Raizer, o coordenador de projeto de expansão da rede de ensino Leonardo Pacheco, além do vereador Jeferson Backer.

Prefeito também autorizará reformas em unidades da rede

O prefeito Gean Loureiro também pretende autorizar nas próximas semanas a reforma de dezenas de unidades de educação que estão com problemas de estrutura. “Estamos fazendo um levantamento das necessidades de creches e escolas do município. Não adianta construirmos novas unidades com as atuais em situação problemática”, explicou o prefeito.

OBRAS DE NOVAS CRECHES RETOMADAS

1- CRECHE MORRO DO HORÁCIO (recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID)

Valor do contrato: R$ 3.655.918,78

2- CRECHE DOS INGLESES (recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID)