23/06/2017 - SMS - Saúde
Inovação: empresas de tecnologia disponibilizam soluções para SUS

foto/divulgação: arquivo

Prefeitura é referência nacional em tecnologias públicas

Traduzir a linguagem técnica para a popular em prescrições médicas e monitorar, em tempo real e à distância, a temperatura de armazenamento de vacinas são soluções que, a princípio parecem simples. Mas sistematizar isso em uma rede pública de saúde do tamanho da de Florianópolis exige planejamento e conhecimento. Parceria entre a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, começa a viabilizar essas questões.

As discussões para a criação e implementação desses sistemas já foram iniciadas. Além deles, também está sendo proposta uma solução para facilitar a análise de dados em saúde para gestão baseada em evidências. Um dos objetivos da iniciativa é aproximar a população das tecnologias desenvolvidas pelas empresas do grupo e melhorar a qualidade de vida na capital catarinense.

“Aproximar as novas tecnologias do sistema público de saúde traz um grande potencial de benefício para a população, para os profissionais e para a gestão”, afirma o secretário de Saúde Carlos Alberto Justo da Silva, Professor Paraná.