07/08/2017 - SMS - Saúde
Prefeitura irá zerar tempo de espera para cirurgia de catarata

foto/divulgação: Banco de imagens

Pacientes aguardavam há mais de um ano na fila

Até o fim do ano, a Prefeitura de Florianópolis irá reduzir o tempo de espera para a cirurgia de catarata para o prazo máximo ideal de 30 dias. Para isso, foi iniciada a triagem da fila de espera, atualmente com 487 pacientes, que já começaram a agendar as consultas pré-operatórias. O serviço será realizado na Unidade Sanitária Madre Paulina, em Nova Trento. Os primeiros pacientes tiveram consulta agendada para sexta-feira (04).

As cirurgias eletivas de catarata foram suspensas na gestão passada, quando houve contingenciamento de recursos na Administração. Os contratos com prestadores deste serviço para o SUS da Capital foram encerrados e os pacientes estavam sendo encaminhados para a Regulação do Estado. Neste ano, a Secretaria de Saúde buscou apoio do hospital em Nova Trento, que realizará os procedimentos mediante pagamento de valores da tabela SUS.

O procedimento cirúrgico é considerado simples e para realizá-lo o hospital irá oferecer a consulta pré-operatória, a cirurgia e o retorno pós-cirúrgico. A previsão é de que sejam atendidos cerca de 60 pacientes por mês, com transporte oferecido pela Prefeitura de Florianópolis.