19/09/2017 - SME - Educação
Prefeitura de Florianópolis lança Bicicleta na Escola Floripa
Por intermédio da Secretaria de Educação, projeto é implantado na véspera do Dia Mundial Sem Carro

foto/divulgação: Ana Destri

O Bicicleta na Escola Floripa tem o objetivo também de inserir esse meio de transporte no Projeto Político Pedagógico das unidades

Muitos adultos utilizam a bicicleta para pequenos, médios e longos deslocamentos. E muitas crianças da rede municipal de ensino de Florianópolis vão para a escola com esse equipamento. De brinquedo, o veículo de duas rodas transformou-se em transporte para a garotada. Com a intenção de orientar a segurança no trânsito dos estudantes, a prefeitura, em parceria com o projeto Bicicleta na Escola, criou o Bicicleta na Escola Floripa.

O lançamento oficial ocorrerá nesta quinta-feira (21), no Núcleo de Educação Infantil Municipal Nagib Jabor, no Estreito, a partir das 8h30 da manhã.

O secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira convidou Ana Destri, que é mentora do  Bicicleta na Escola  em nível nacional,  para coordenar este projeto municipal. A professora de educação física já trabalha em algumas unidades de ensino o uso consciente e sustentável da bicicleta no ir e vir da escola.

Sobre o assunto, ela deu palestras em diversas cidades do país, assim como no Chile, no México e na Holanda, o último considerado o país das “magrelas”.

Para marcar o evento, o secretário de Educação, que também pedala em torno de 20 quilômetros por dia, estará fazendo de bicicleta, na data de lançamento da iniciativa, o trajeto da casa dele, no bairro Carvoeira, na Ilha, até o NEI Nagib Jabor, na região continental.

O Bicicleta na Escola Floripa será implantado na véspera do Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro, na próxima sexta-feira.

Hábito frequente nas escolas

A ideia do projeto é incrementar este modo de vida sustentável, baseado na atividade física. “Queremos tornar o uso da bicicleta, no ir e vir da escola, um hábito frequente”, destaca o secretário de Educação.

O projeto busca levar aos estudantes a um pouco da história da bicicleta, sua utilização, bem como  manutenção. Além disso, ele visa instruir sobre a educação para o trânsito e despertar o senso crítico das crianças com relação à mobilidade urbana.

Ana Destri enfatiza que a intenção é formar multiplicadores nas questões de educação para o trânsito não só dentro do ambiente escolar, mas nas imediações das unidades educacionais. “A consciência tem que ser coletiva e a mais ampla possível”, diz.

Projeto coletivo

Como atividades práticas, crianças e jovens terão oficinas de equilíbrio e destreza e percorrerão ciclorrotas, que são trechos recomendados por onde os ciclistas devem circular.  Os estudantes irão elaborar placas cicloativistas, materiais para alertarem motoristas de veículos motorizados para que compartilhem as vias públicas com as bicicletas.

O projeto terá o auxílio dos professores e demais profissionais da rede municipal de ensino. “A ajuda de cada um deles é fundamental para o sucesso desta iniciativa”, relata Ana Destri.

Além disso, conta com o apoio da Bike Anjo, grupo de voluntários que ajudam pessoas a andarem de bicicleta no trânsito. A turma dá assistência e indica os melhores trajetos para fazer e acompanha o ciclista iniciante em suas primeiras pedaladas. A Associação Mobilidade por Bicicletas e Meios Sustentáveis (Amobici) igualmente é parceira. A entidade foi criada para promover a bike como meio de transporte sustentável.

O Bicicleta na Escola Floripa tem o objetivo também de inserir esse meio de transporte no documento que norteia as ações escolares, o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar. “A formação do senso crítico de uma geração futura, com um pensar sustentável, pode começar pelo brinquedo, a bicicleta”, destaca Ana Destri.

Dia Mundial Sem Carro

Comemorando o Dia Mundial Sem Carro, que acontece na sexta-feira, dia 22 de setembro, unidades da rede municipal realizarão atividades com a criançada.

Na Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, em Coqueiros, ocorrerá uma passeata com alunos e professores, que irão da escola até o Parque de Coqueiros a pé, de bike e de skate. Eles ainda produzirão cartazes com reflexões sobre a real necessidade do uso da “magrela” e farão um mutirão de limpeza na Praia do Abraão. O evento ocorrerá no final da manhã e no final da tarde, para contemplar os dois turnos. Crianças do 4º ao 9º ano participarão.

Já a Escola Básica Municipal Lupércio Belarmino da Silva, na Caieira da Barra do Sul, fará uma roda de conversa sobre a importância do uso de meios de transporte diferenciados com todas as turmas da unidade. Depois, as crianças do 4º e do 5º ano produzirão coletivamente um cartaz sobre a roda de conversa, que será fixado na entrada da escola.

Haverá ainda ações na Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras e na Creche Municipal Hassis, na Costeira do Pirajubaé.