13/12/2017 - PORTAL - Tecnologia
Programando o Futuro encerra primeiro módulo com alunos da Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz

Os alunos do 7º ano da Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz, no bairro Vargem do Bom Jesus, finalizaram o primeiro módulo do ensino de programação de computadores no contraturno escolar. São 18 alunos no contraturno da manhã e 18 alunos no contraturno da tarde, selecionados após um teste de nivelamento. A iniciativa é da Prefeitura de Florianópolis em parceria com a ACATE, a empresa associada I Do Code, o Seinflo e a ACIF. O programa tem duração de um ano, dividido em quatro módulos.

“Para que a nossa Ilha do Silício ganhe em capacidade humana, é fundamental investirmos no ensino das nossas crianças e adolescentes. Permitir que eles tenham contato com essa área que gera tantas oportunidades em nossa cidade. No que depender da nossa gestão, iremos incentivar cada vez mais esse importante setor”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

Após terminar o programa de um ano, a Prefeitura vai incentivar o empreendedorismo, promovendo hackathons e outros eventos. Além disso, os alunos que quiserem começar a trabalhar como jovens aprendizes serão inseridos nas empresas de tecnologia de Florianópolis.

"Programando o futuro é a oportunidade de ouro para esses estudantes começarem as suas carreiras desde jovens aprendizes, num setor tão cheio de possibilidades quanto o da tecnologia. Também é um marco histórico para as empresas do setor, que finalmente poderão contratar para essas vagas quem está estudando programação, em vez de auxiliares administrativos, como em geral acontece.", garante Antonio Gonzaga, diretor da Vertical Educação da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).