14/12/2017 - SME - Educação
Cerca de 190 pessoas participam de simulação de emergência em escola
Ação ocorreu na João Alfredo Rohr, no bairro Córrego Grande

foto/divulgação: Charles Schnorr

Nesta quinta-feira, cerca 190 pessoas, entre estudantes, professores, direção, secretaria, equipe de alimentação e de limpeza, realizaram uma simulação de vazamento de gás na Escola Básica Municipal João Alfredo Rohr, no bairro Córrego Grande.

O exercício é chamado de Plano de Abandono em Área Escolar (PAAE) e faz parte do projeto “EducAÇÃO Preventiva”, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

De acordo com o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, o plano tem como objetivo preparar as crianças e os profissionais das escolas e creches para agir em situações de emergência, bem como desenvolver na comunidade escolar uma cultura prevencionista evitando possíveis acidentes e comportamentos de risco.

O exercício

Após as funcionárias da cozinha perceberem o suposto vazamento de gás, comunicaram à direção, que soou o alarme de emergência.

Prontamente, os estudantes do sétimo ano, os Vigilantes Mirins, tomaram a posição deles e orientaram a evacuação controlada, organizada e segura da edificação.

Cada dupla de vigilantes acompanhou uma turma para o ponto de encontro, pré-definido durante o ano nos treinamentos na escola.

Durante esse processo também foi realizada uma ligação para os profissionais de emergência do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar e Defesa Civil. Eles já estavam previamente comunicados e participaram do simulado, encaminhando suas viaturas e profissionais para auxiliar no processo didático pedagógico preventivo.

Do acionamento do alarme até a evacuação completa do edifício, o exercício levou cerca de 50 segundos. Ao final, todos os envolvidos fizeram uma avaliação coletiva. Posteriormente os estudantes retornaram para suas atividades didáticas em sala.

De acordo com Daniela Antunes, diretora da unidade, a experiência foi positiva. “No próximo ano pretendemos realizar a ação novamente, com outras situações”, afirma.

Treinamentos

A João Alfredo Rohr é uma das escolas que recebeu treinamento durante o ano para como agir frente a possíveis adversidades, sejam incêndios, vazamentos, assaltos, enxame de abelhas, vazamento de gás, entre outros possíveis sinistros.

Para o professor Charles Schnorr, da Gerência de Projetos Inovadores da SME, esse tipo de atividade faz com que estudantes e profissionais tornem-se mais resilientes no enfrentamento de dificuldades e emergências, transformando não apenas o comportamento em sala de aula, mas suas residências e bairros em comunidades mais seguras.

Segundo ele, após o exercício de hoje os professores da unidade se interessaram em fazer uma capacitação exclusiva sobre esse tema, para aprenderem como agir em diferentes situações de emergência.

A formação vem ocorrendo desde o início do ano na escola do Córrego Grande, onde também foram desenvolvidos projetos como o Defesa Civil na Escola e Vigilante Mirim. Essas ações preparam as crianças de diferentes turmas e faixas etárias para agirem preventivamente, não apenas em emergências, mas em diversas ações: contra os focos do mosquito da dengue; ações em caso de desastres; valores e comportamentos cívicos.

Essa ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Saúde, Defesa Civil Municipal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar entre outros apoiadores.