06/04/2018 - SMTCE - Cultura
Naufragados é a primeira comunidade a receber bandeira do Espírito Santo
Símbolo da tradição açoriana percorre casas em preparação para Festa do Divino

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Naufragados é a primeira comunidade a receber bandeira do Espírito Santo

Neste sábado (7), a bandeira que representa o Divino Espírito Santo, circula pela trilha e residências de Naufragados, a partir das 9h da manhã. 

 

O bairro, localizado no extremo sul da Ilha de Santa Catarina, é o primeiro a ser visitado. Segundo a tradição açoriana, essa é a preparação para a Festa do Divino Espírito Santo, prevista para o final de maio – que corresponde a 50 dias após o domingo de Páscoa. 

A bandeira, de cor vermelha, apresenta uma pomba branca no mastro, de onde partem dezenas de fitas coloridas. O símbolo do Divino percorre cômodos da casa e fiéis fazem pedidos de graça e proteção.

Neste dia, ocorre a missa, às 19h30. E para preservar as origens, parte da novena é rezada em latim. Em seguida, é realizado o leilão das massas. De forma representativa, os fiéis oferecem pedaços de pães em formato de uma parte do corpo humano para agradecer um pedido alcançado. Os pães são leiloados e arrematados e todo valor arrecada é doado à Instituição Religiosa responsável pela organização das celebrações.

Já no domingo (8), a bandeira sai de Naufragados, e segue visitando casa por casa até a Taperinha da Barra do Sul.