04/05/2018 - SMTCE - Cultura
Via Amiga completa um ano com diminuição do número de vítimas fatais

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Via Amiga do Ciclista

Em uma cidade cercada por praias, a prática esportiva é um convite para manter a saúde e a qualidade de vida. Muito embora a atividade eleve o nome da cidade lá fora, era motivo de manchetes negativas no Estado e acidentes com vítimas fatais eram frequentes. Notícias recorrentes falavam: "Carro bate em bicicleta e ciclista morre na SC-401" e "Ciclista morre atropelado na SC-401, em Florianópolis". Tal destaque negativo produzia insegurança para as pessoas que buscavam hábitos mais saudáveis. Porém, essas manchetes, até então comuns, deixaram de ser consideradas normais após a criação da Via Amiga do Ciclista no dia 07 de maio de 2017.

Com a criação desse espaço exclusivo, a Prefeitura proporcionou mais lazer com segurança para a população. "A cultura de práticas esportivas já está inserida em nossa cidade e é o que nós estamos potencializando: a oportunidade de espaços exclusivos e inclusivos, em todas as regiões da cidade, para que a população possa adotar hábitos saudáveis", ressalta o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Após a destinação de um trecho exclusivo para práticas esportivas, o número de ciclistas aumentou e o número de acidentes diminuiu drasticamente. Em um único domingo, foi contabilizado mais de mil ciclistas, segundo a organização. De acordo com dados levantados pela Polícia Rodoviária Estadual, neste ano, apenas dois acidentes ocorreram, sem vítimas fatais. Mudança importante comparada aos anos anteriores.

"O cidadão de Florianópolis já gostava de práticas esportivas, mas o noticiário apontava um ponto importante: a falta de espaços para a prática de atividades com segurança. Após a destinação desse trecho exclusivo na Beira-Mar Norte, o número de atletas aumentou e o número de ocorrências diminuiu. Nosso trabalho agora é ampliar os espaços que os atletas vão ocupar" afirma o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Márcio Luiz Alves.