22/05/2018 - RESIDUOS - Comcap
Comcap ajuda grupo que distribui sacos de dormir
Equipes são orientadas a ajudar pessoas em situação de rua a manter consigo as sacolas impermeáveis

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Presidente Carlão Martins e Lúcia Grisel Barreto

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, passa a apoiar a ação de confecção e entrega de sacos de dormir a pessoas em situação de rua. A Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap disponibilizará sua rede de Ecopontos para recolher guarda-chuvas e sombrinhas com os quais são produzidas as sacolas multifuncionais e já começou campanha interna de esclarecimento para que não sejam recolhidas como lixo nas ruas.

 

Em reunião com o presidente da Comcap, Carlos Alberto Martins, a ativista Lúcia Grisel Barreto informou que na noite desta terça-feira começam a ser distribuídos pelo menos 180 sacos de dormir. Carlão Martins garantiu que os empregados da Comcap vão colaborar para que o material permaneça com os beneficiários e, no caso, de serem deixados na rua serão recolhidos e colocados à disposição para quem quiser reavê-lo no módulo de limpeza pública do Largo da Alfândega.

 

Reaproveitamento de materiais


Lúcia Grisel Barreto contou que em 2015, sensibilizada com matéria da jornalista Ângela Bastos sobre pessoa em situação de rua, passou a produzir as sacolas impermeáveis com reaproveitamento do tecido de sombrinhas e guarda-chuvas. Por dentro, é colocado um cobertor leve e até um pequeno travesseiro. Hoje, um grupo de 30 pessoas a ajuda a confeccionar os sacos. O grupo mais ativo, de seis pessoas que já trabalham voluntariamente o ano inteiro, inclui Nilza Tuyama, 83 anos. Ambas pretendem, logo mais, organizar oficinas para aumentar a produção e ocupar inclusive pessoas em situação de rua.

 

“O ideal seria que cada pessoa tivesse sua família e que as políticas públicas funcionassem perfeitamente. Mas não é essa a realidade. Então temos de ajudar, ainda bem que as pessoas sempre querem fazer o bem”, comentou Lúcia.  Segundo ela, o saco de dormir impermeável ajuda a evitar gripes e outras doenças.

 

Apoio da Comcap


A orientação para que ajudem as pessoas em situação de rua a manter seus pertences para se proteger do frio já está sendo transmitida às equipes de limpeza pública, garantiu Carlão Martins. Segundo ele, quem quiser doar guarda-chuvas e sombrinhas pode fazê-lo nos quatro Ecopontos da Comcap, no Itacorubi, Capoeiras, Monte Cristo e Morro das Pedras e na Base Norte da Comcap em Canasvieiras. O material será encaminhado ao grupo de confeccionadores de sacos de dormir.

 

“Vamos orientar os empregados da Comcap que neste caso é preciso diferenciar entre o que é lixo e o que é a proteção de uma pessoa em situação de rua. A cidade é de todos, mas alguns precisam de maior cuidado do poder público”, apontou o presidente da Comcap.


galeria de imagens