27/06/2018 - RESIDUOS - Comcap
Comcap inicia planejamento operacional Lixo Zero
Florianópolis é a primeira cidade brasileira a instituir o Programa Capital Lixo Zero

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Comcap começa planejamento operacional Lixo Zero, engenheira Flávia Guimarães Orofino

Equipe técnica da Comcap iniciou, nesta quarta-feira (27), o planejamento operacional Floripa Lixo Zero com a consultora de Planejamento Estratégico do Sebrae Beatriz Silveira para o projeto Cidade Empreendedora. Este mês, por decreto do prefeito Gean Loureiro, Florianópolis tornou-se a primeira cidade brasileira a formalizar o compromisso Lixo Zero.

O presidente da autarquia, Carlos Alberto Martins, a diretora de Operações, Nilda de Olivieira, e o sub-diretor de Planejamento, Jefferson Sperling Veloso, no início do encontro, validaram a estratégia de elaborar o plano de ação em quatro eixos – recicláveis, compostáveis, volumosos e rejeitos – para atender as metas de desvio de resíduos do aterro sanitário. Até 2030, conforme estabelece o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pmgirs) Florianópolis deverá recuperar 90% dos resíduos orgãnicos e 60% dos recicláveis secos.

Na sequência, Beatriz instruiu o coletivo desenvolver o planejamento da ação de implantar pátios de beneficiamento de poda, dentro da estratégia de reduzir a quantidade de resíduos orgânicos destinados ao aterro sanitário. Em grupos, foram detalhadas as ações:

- Implantar e operar pátios de compostagem – Zenilto Custódio e Rita de Cássia Rodrigues

- Implantar Programa de Compostagem Doméstica (com doação de minhocários) – Karina da Silva de Souza, Daiana Bastezini, Wilson Cancian Lopes e Adriana Baldissarelli

- Implantar coleta de resíduos verdes (por entrega voluntária e de porta em porta) – Ulisses Bianchini, Bruno Vieira Luiz, Flávia Guimarães Orofino e Wilson Cancian Lopes.

De acordo com Beatriz Silveira, Florianópolis tem chance de avançar mais rapidamente no planejamento estratégico para o setor de resíduos sólidos. Dar destino adequado ao lixo, com sustentabilidade econômica e ambiental, é desafio relevante e atual para cidades inteligentes. Florianópolis tem tradição com coleta seletiva de recicláveis secos há mais de 30 anos e inova com a política pública de valorização de orgânicos.