15/08/2018 - SMS - Saúde
Leishmaniose Visceral: Ações da Prefeitura de Florianópolis visam evitar a transmissão da doença no município

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Cão protegido pelo coleira anti-leishmaniose

A Prefeitura de Florianópolis, através do Centro de Controle de Zooneses informa que está realizando várias ações no sentido de controlar e evitar a transmissão da Leishmaniose Visceral no município.

Todas as ações realizadas têm o consentimento dos tutores dos animais, seja a coleta de sangue para identificar se o animal foi contaminado, o encoleiramento para evitar o contato com o inseto transmissor, e quando o tutor opta por não tratar o animal ele o entrega para a eutanásia. A escolha é de responsabilidade unicamente do tutor.

No caso, citado pelo Tribunal de Justiça, o Centro de Controle de Zoonoses informa, que o tutor dos cães optou pela eutanásia dos 3 animais, porque a doença estava em estágio avançado.

Aos demais cães, a Justiça determinou que até o fim do processo eles não sejam eutanasiados. A Prefeitura concorda a decisão do TJ, e previamente havia pedido ao tutor que apresentasse os animais para realização de contraprova.  E ainda pediu que a Justiça notificasse e acompanhasse o tutor dos cães, para que os mesmos sejam tratados e encoleirados, desta forma, reduzindo o risco à saúde da população e de outros animais.

Até o final do processo judicial, um perito fará o acompanhamento, custeado pelo município, para que o tutor siga com o tratamento dos animais, caso não o fizer, terá que responder à Justiça.

Informamos ainda que equipes da Prefeitura estão passando diariamente em todas as casas das regiões que tiveram registro da doença em humanos, sendo, Saco dos Limões, Pantanal e Rio Tavares oferecendo coleira para os animais, colhendo dados para exame de sangue e orientando os tutores dos cães sobre os cuidados para evitar a leishmaniose visceral. O objetivo é evitar a transmissão da doença para os seres humanos e animais.