07/12/2018 - SMTCE - Esportes
Sistema compartilhado de patinetes elétricos inicia em Florianópolis

foto/divulgação: PMf

Patinetes elétricos

Florianópolis conta, agora, com patinetes elétricos para uso compartilhado da população. Por meio de uma parceria firmada com a Prefeitura de Florianópolis, os equipamentos da empresa Ride de São Paulo estão disponíveis em 20 locais da região central para aluguel pelo custo de R$3,00 para desbloqueio e 0,50 centavos por minuto rodado. A primeira corrida de até 10 minutos sai de graça. Até o final do ano, cerca de 200 equipamentos estarão instalados em diferentes bairros da cidade.

O serviço é baseado em aplicativo, o Grin, disponível para Android e IOS. Por meio dele, é possível localizar os patinetes mais próximos e desbloqueá-los. Ao final da corrida, o usuário pode deixá-lo em qualquer via pública desde que não atrapalhe o fluxo de veículos e de pedestres, já que todos os equipamentos têm GPS integrado. Foram contratadas 10 pessoas de comunidade carente para auxiliar no recolhimento e levar o patinete até o local da estação inicial. O serviço funciona das 7h às 22h. Depois, funcionários recolhem os patinetes para carregar.

Segundo o secretário de Esporte, Cultura e Juventude, Ed Pereira, a ideia é as pessoas utilizarem o patinete como meio de transporte. “Vimos que em outros lugares como São Paulo as pessoas utilizam essa modalidade no dia a dia pela sua praticidade. Então, queremos adaptar para a cidade. Estamos cada vez mais criando alternativas para o deslocamento ao trabalho, à escola, de forma segura, rápida e com qualidade de vida.”, acrescenta.

Há cerca de um mês, foram doados 10 equipamentos que ficaram à disposição para teste gratuito das pessoas aos finais de semana na Beira-mar Norte e no Parque de Coqueiros. Durante a semana, o município utilizou com os funcionários para deslocamentos rotineiros.