05/02/2019 - SME - Educação
Trabalhos sobre crimes virtuais e ações afirmativas são destaque no COEB
Evento está ocorrendo no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

foto/divulgação: Matheus Trindade

Nas salas Goiabeira e Laranjeira estavam presentes trabalhos dos eixos Currículo e Prática Pedagógica e Política e Gestão

No Congresso de Educação Básica (COEB) 2019, pesquisadores e profissionais da rede municipal de ensino puderam inscrever seus trabalhos para apresentação no evento, divididos em duas modalidades: Comunicação Oral de Pesquisa e Relato de Experiência.

Continuando a exposição, das 10h30 às 12h, os nove relatos de experiência selecionados foram apresentados no auditório e em diferentes salas do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

O Congresso de Educação Básica (COEB) é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.

Auditório Garapuvu

Três trabalhos do eixo Currículo e Prática Pedagógica foram apresentados no auditório Garapuvu. Deisi Cord desenvolveu “Sujeitos em processo de alfabetização e sua apropriação da cultura digital: um estudo exploratório no I Segmento da EJA da RME Florianópolis”.

“Falando a gente encontra a solução: estudo de caso sobre a percepção dos alunos e alunas participantes do projeto Crimes Virtuais” foi apresentado por Fernanda Beatriz Ferreira de Macedo.

Já Isabela Santos da Silva Oliveira foi a responsável por apresentar o trabalho “Cartografia: seguindo os rastros de estudantes na criação colaborativa de jogos digitais”, que desenvolveu juntamente com Martha Kaschny Borges.

Salas Goiabeira e Laranjeira

Nas salas Goiabeira e Laranjeira, estavam presentes mais dois trabalhos do eixo Currículo e Prática Pedagógica e um do eixo Política e Gestão. Cristiane Januário foi a responsável por levar a proposta “Pintou? Agora chega! É a vez do amiguinho! A Educação Infantil reivindica a experiência” ao evento.

A pesquisa “Os agrupamentos multietários na Educação Infantil: reflexões a partir de documentos oficiais e da produção científica (2006-2016)” foi apresentada por Samara Maria João.

Para finalizar, Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira apresentou “Negros e negras: das políticas de ações afirmativas ao mercado de trabalho”.

Sala Pitangueira

Já na sala Pitangueira, estavam dois trabalhos do eixo Currículo e Prática Pedagógica e um de Formação Inicial e Continuada. Marina Casaril expôs “As relações entre o estudante da terceira idade e o texto escrito em contexto institucional (EJA/NETI/UFSC)”.

“A manta é o espaço da vida democrática na escola: Orientações curriculares para a educação pré-escolar, trabalho pedagógico e modos de participação das crianças” foi apresentado por Renata Veiga.

Para finalizar, Artur Gomes de Souza desenvolveu junto com Fábio Machado Pinto a pesquisa “Professor temporário: situações da docência em Educação Física na RME Fpolis (2011-2017)”, e a apresentou.