11/02/2019 - SMS - Saúde
CAPS da UPA Continente iniciou atendimento nesta segunda
Ato de inauguração contou com a presença do prefeito Gean Loureiro. Novas instalações estão situadas no segundo andar da Unidade de Pronto Atendimento do Continente, a maior UPA de Florianópolis

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Prefeito Gean Loureiro inaugurou as novas instalações

O CAPS AD Continente - Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas iniciou nesta segunda-feira (11) as atividades de acolhimento na nova estrutura física, situado no segundo andar do prédio onde também funcionará a UPA Continente, no bairro Jardim Atlântico.

O início das atividades foi marcado pela presença do prefeito Gean Loureiro, do secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, servidores municipais e gestores de outras pastas da Prefeitura. “Estamos investindo no atendimento em saúde mental porque entendemos que as pessoas precisam ter acesso e apoio para sua recuperação e assim voltar saudável para o meio social”, disse o prefeito.

O CAPS Continente funcionava em uma casa alugada, no estreito, e a partir de agora terá um espaço físico de 837,29 m2 com refeitório, farmácia, sala de enfermagem, observação, convivência e de oficinas. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, mas a previsão é que nos próximos meses passe a atender 24h e a oferecer 10 leitos de internação. “A Prefeitura está abrindo concurso público para a contratação de novos profissionais da saúde e com isso teremos condições de estender o horário de atendimento com a implantação de mais uma equipe”, explica o secretário de saúde. Atualmente o CAPS AD atende a uma média de 40 pacientes que buscam auxílio psicológico, médico, farmacêutico e de terapias em grupos. A equipe de atendimento é composta por 13 profissionais.

Outro CAPS que também terá seu prédio totalmente revitalizado é o da Ponta do Coral, situado na Agronômica. O projeto arquitetônico está pronto e a Prefeitura já está com recursos disponíveis, apenas aguarda a avaliação do IPUF quanto ao tombamento do prédio para que a obra possa ser licitada. Enquanto o prédio estiver em reforma, o atendimento ocorrerá no Estreito, no endereço antigo do CAPS Continente, situado na rua José Cândido da Silva, 125.