15/02/2019 - FCFFC - Cultura
Prefeitura de Florianópolis promove recital de piano com entrada gratuita
Os pianistas também faram apresentações didáticas para escolas no Teatro Ademir Rosa-CIC

foto/divulgação: Foto:Divulgação:PMF

O CHORINHO DE ERNESTO E FRANCISCO

Músicos:
Alexandre Dietrich – Pianista
Guilherme Ferreira Amaral
Mestre em Piano pela UDESC, orientado pela Dra.Maria Bernardete C. Póvoas. Aperfeiçoou-se com  renomados professores, tais como Luiz Senise, Eduardo Monteiro, Huub de Leew(Holanda), Marcelo Bratke, Cristina Ortiz, Alexander Mindoyants (Rússia), Paulo Alvares (Alamanha), entre outros. Classificado em 2o lugar no Concurso Nacional Performance (SC -1995), 3o lugar no Concurso Nacional Art Livre (SP - 2003), vencedor do Concurso Latino Americano de Duos de Câmera Rosa Mística e 2olugar na categoria Piano Solo (PR - 2004), vencedor do Concurso Jovem Destaque, nas categorias Piano Solo e Duo com Piano (RJ - 2006), junto com Vinicius Amaral (violino). Destaca-se em apresentações de concertos para piano (ou cravo) e orquestra atuando como solista convidado pela Filarmonia Santa Catarina e Camerata Florianópolis. Realiza recitais de piano solo e música de câmera no Brasil e no exterior, tendo se apresentado na Alemanha e França.
Serviço:
Classificação indicativa: Livre

Os Recitais a Dois Pianos “O CHORINHO DE ERNESTO E FRANCISCO” com interpretação dos pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral serão apresentados no palco do Teatro Ademir Rosa no dia 28 de fevereiro, às 21:00h. Serão realizados no mesmo dia, dois recitais didáticos às 14h e 15h, tendo público alvo crianças de escolas públicas e particulares de Florianópolis. Todos os três recitais serão com Entrada Franca.   Os recitais didáticos serão interativos, com comentários sobre as obras e os compositores antes da execução de cada peça musical, além de oferecer informações sobre o instrumento piano: como funciona um piano, seu mecanismo, as possibilidades musicais, propriedades do som e sua gama de sonoridade nas peças para dois pianos.  O recital O CHORINHO DE ERNESTO E FRANCISCO foi premiado pelo Edital do Fundo Municipal de Cultura. Viabilizado através do patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis com a Secretaria de Cultua, Esporte e Juventude e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.  O Duo de piano formado por Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral completam 20 anos de formação realizando um trabalho de divulgação da música composta para piano, em especial a quatro mãos e a dois pianos, realizaram diversas turnês entre elas: Pianíssimo, Florianopianos, Piano a Quatro Mãos, Ciclo Chopin, Piano Agitato e Quatro mãos em Santa Catarina. Gravaram um CD a Quatro Mãos intitulado Piano Agitato em 2015.  São pianistas atuantes no cenário musical catarinense já percorreram diversos palcos europeus, norte americanos e brasileiros, tanto como solistas de orquestras, pianistas solo e em duo.    O Recital será integralmente realizado a dois pianos com repertório exclusivamente brasileiro, de três grandes compositores Ernesto Nazareth, Francisco Mignone e Zequinha de Abreu que quebraram barreiras entre a Música Popular e a Música Erudita.  Serão interpretadas peças de Choro, popularmente conhecidas como Chorinho, e Valsas Brasileiras.

Músicos
Alexandre Dietrich – Pianista
Bacharel em Música - piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina –UDESC.  Desenvolve intenso trabalho artístico/musical em Santa Catarina.Possui uma próspera carreira internacional, apresentando-se na Europa nas cidades de Paris, Madri, Bruxelas, Lisboa, Hamburgo, Milão e em Roanoke, Athens, Houston, Dallas, New Orleans, Los Angeles nos USA.Seu trabalho artístico abrange recitais de piano solo, recitais de câmara, concertos com orquestra, e recitais didáticos para crianças e jovens, já realizando mais de 300 recitais didáticos em Santa Catarina.Suas últimas apresentações internacionais ocorreram recentemente em San Jose e Itália em Milão. Em 2018, retornou aos Estados Unidos, onde apresentou um recital de Piano solo em Alexandria e Washington DC, participando do Festival Apollo de Artes, sendo o único brasileiro a participar do evento. Seu recital de piano solo foi o evento de abertura do Festival, interpretando obras de compositores brasileiros.
Guilherme Ferreira Amaral

Serviço:
O quê: O Chorinho de Ernesto e Francisco – Recital a Dois Pianos – Alexandre Dietrich e Guilherme AmaralQuando: 28/02/2019, às 21h/28/02/2019  às 14h e 15h – Recital Didático para escolasOnde: Teatro Ademir Rosa – CIC/Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica Florianópolis – SCClassificação indicativa: LivreIngressos: ENTRADA FRANCA.Retirada gratuita de ingressos no CIC, Teatro Álvaro de Carvalho e Teatro Pedro Ivo.