25/02/2019 - SMTTDE - Tecnologia
Prefeitura de Florianópolis divulga empresas selecionadas pelo programa Living Lab

foto/divulgação: Divulgação

Prefeitura de Florianópolis divulga empresas selecionadas pelo programa Living Lab

Dez soluções inovadores de startups para cidades inteligentes estão sendo apoiadas pelo programa Living Lab Florianópolis. As empresas terão oportunidade se conectarem com possíveis clientes e parceiros estratégicos para validar e aprimorar seus produtos em ambiente real. Florianópolis é o espaço de teste dessas soluções, que buscam melhorar a rotina da população. O programa recebeu 27 inscrições.
“O objetivo do programa é transformar Florianópolis em um laboratório a céu aberto para inovações para tornar a cidade mais inteligente, ao mesmo tempo em que fomentamos novos negócios inovadores na cidade", afirma o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha.
 
As inscrições para o programa foram analisadas seguindo cinco critérios principais, incluindo perfil da empresa e equipe, inovação da proposta para a cidade, adequação às demandas da sociedade e às leis, utilidade e viabilidade mercadológica. O grupo avaliador foi composto por gestores públicos municipais e estaduais, professores e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), consultores de negócios de empresas locais e especialistas em Cidades Inteligentes. Alguns dos projetos selecionados propõem o uso de Internet das Coisas (IoT) para o monitoramento de tráfego de veículos e de incêndio, o monitoramento de mídias e opinião pública com o uso de Big Data, bem como plataforma para o fomento do turismo esportivo.
“O programa vai aproximar a startup do seu público-alvo a fim de testar e validar o seu produto e, ao final dos seis meses de participação, com os diagnósticos, mentorias, retorno do mercado e indicadores de desempenho, a empresa ganhará visibilidade e estará muito mais preparada para atuar”, explica a coordenadora do programa e Diretora de Negócios Inovadores da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Thaís Nahas.
O projeto é uma iniciativa da Rede de Inovação de Florianópolis e executado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), com apoio da Prefeitura de Florianópolis e Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF),e foi desenvolvido para fomentar e desenvolver a cultura de inovação entre os cidadãos, aproximá-los de novas tecnologias e, com isso, estimular o empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico voltados à solução de problemas urbanos, gerando benefícios para a sociedade. 
Conheça as startups selecionadas
Smart Homes - Automação residencial e  predial para monitorar incêndios e notificar autoridades
ManejeBem: plataforma  para auxiliar agricultores  urbanos e periurbanos, conectando-os com técnicos agrícolas
Qendu: Dispositivos de segurança eletrônica com plataforma de controle de acesso de fácil instalação
Sigmais: Plataforma para contagem/monitoramento  do tráfego de veículos e de vagas de estacionamento
Smartgreen: automação para medição, corte e religamento da energia elétrica
WiFeed Hotspot de internet com plataforma de mídia para ambientes públicos com fluxo de pessoas
CityTech: plataforma para tornar gestão pública participativa e inteligente com uso de inteligência artificial
RunClub:  Plataforma para participantes de eventos esportivos para busca de hospedagem com experiência e suporte de Assessorias Esportivas
ParticipAct/Fundação UDESC: plataforma colaborativa para participação cidadã
Mobilis: veículos elétricos com plataforma para aluguel e compartilhamento