26/04/2019 - SME - Educação
Creche incentiva crianças a descartarem resíduos sólidos corretamente
Projeto, desenvolvido no Neim Vicentina Maria da Costa, contou com apresentação musical de funcionário do Museu da Comcap

foto/divulgação: arquivo sme

A comemoração faz parte do projeto Vivência Coletiva

As 137 crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Vicentina Maria da Costa Laurindo, situado na Vargem Pequena, estão aprendendo sobre questões ambientais através de uma vivência custo zero.

A comemoração faz parte do projeto Vivência Coletiva. Mensalmente as profissionais da unidade educativa planejam atividades com os pequenos de 1 a 6 anos.

A temática abordada nesta sexta-feira foi ligada às questões ambientais. O recorte feito pelo Neim trouxe em pauta a problemática do descarte dos resíduos sólidos, enfocando na vida marinha.  A garotada pode aprender brincando com pescaria e o “mestre mandou”. Onde eles precisavam descartar papel, metal, plástico, entre outros, corretamente.

“Essa iniciativa foi desenvolvida buscando ampliar, diversificar e complexificar o conhecimento das crianças”, explica Ana Lucia Bernardo Amaro, diretora do Neim.

A vivência comtemplou as crianças dos dois turnos. Cada uma veio de casa com sua fantasia, confeccionada com a ajuda das famílias, utilizando materiais recicláveis.

Para terminar o dia especial, o funcionário Ricardo da Conceição, do Museu do Lixo da Comcap, fez uma apresentação musical com fantoches, denominada “Caminhos do Lixo, bonito e feio”.

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, elogia a iniciativa da unidade educativa, pois as crianças estão aprendendo a importância de cuidar e colaborar com a limpeza do ambiente.