02/05/2019 - SMTTDE - Tecnologia
Prefeitura de Florianópolis é homenageada na 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

A Prefeitura de Florianópolis foi homenageada pela 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A Capital recebeu o reconhecimento na categoria “Inovação e Sustentabilidade, com o projeto da Rede Municipal de Centros de Inovação. A honraria concedida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios catarinenses e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública.

Na ocasião, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro também recebeu o selo Prefeito Empreendedor nas categorias “Inovação e Sustentabilidade” e “Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios”. Este último, como o programa Juro Zero Floripa. Esse destaque foi alcançado pelo gestores públicos que inscreveram projetos que cumpriram todos os requisitos pré-estabelecidos no regulamento da premiação.
“Receber a chancela de uma entidade respeitada em todo país como o Sebrae é motivo de grande orgulho para nossa gestão. A homenagem recebida hoje é um marco para o ecossistema de inovação de Florianópolis, que se consolida a cada dia mais, como sendo um dos ambientes mais favoráveis à inovação de Santa Catarina e do Brasil”, afirmou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Florianópolis concorreu com outros 33 municípios catarinenses, que juntos, inscreveram 48 projetos em oito categorias: cooperação intermunicipal, empreendedorismo nas escolas, políticas públicas, inclusão produtiva e apoio ao MEI, desburocratização, pequenos negócios no campo, compras governamentais e inovação e sustentabilidade.
Com esse resultado, Florianópolis vai concorrer na etapa nacional da premiação, que ocorrerá dia 5 de junho em Brasília.

Sobre a Rede de Centros Municipais de Inovação

A Rede de Inovação Florianópolis é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). A iniciativa é pioneira no país: quatro centros de inovação são credenciados à essa Rede com o objetivo de estimular a cultura de inovação e empreendedorismo, ativar o ecossistema de inovação e gerar e escalar negócios inovadores no município de Florianópolis.

Os habitats de inovação que integram a Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis têm como finalidade cumprir funções essenciais estabelecidas nas políticas municipal e estadual de inovação, tais como, capacitação em CT&I (ciência, tecnologia e inovação), eventos e maratonas de tecnologia e inovação, aumentar o acesso a investidores e atrair negócios para a cidade. Os 4 centros credenciados também se conectam e atuam em sinergia com os 13 centros de inovação em fase de implantação pelo Estado de Santa Catarina, localizados em diferentes municípios do estado.