19/06/2019 - SMI - Infraestrutura
Mais R$ 7,4 mi em obras de infraestrutura no Norte da Ilha

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Mais R$ 7,4 mi em obras de infraestrutura no Norte da Ilha

A Prefeitura de Florianópolis entregou nesta segunda-feira (17) ordem de serviço para obras de infraestrutura em mais três importantes vias públicas municipais do Norte da Ilha num investimento total da ordem de R$ 7,4 milhões. Entre as vias a serem beneficiadas está a Rua Leopoldino Francisco Pinheiro, que liga a Rua Manoel Leôncio de Souza Brito, na Vargem Pequena, à Estrada João Januário da Silva, em Ratones. Atualmente, ela é de chão batido, mas receberá pavimentação asfáltica em seus 1,7 km de extensão, além de drenagem, passeio em um dos lados e sinalização, sendo que as obras serão executadas pela SETEP Construções S/A, ao custo de R$ 2.943.805,55.

Em Ponta das Canas e Lagoinha, a Estrada Jornalista Jaime de Arruda Ramos será contemplada com restauração da pavimentação asfáltica e sinalização em seus 2,54 km. Os serviços, no valor de R$ 1.570.000,00, serão feitos pela Britagem Vogelsanger Ltda. Assim como na Rua Leopoldino Francisco Pinheiro, os recursos a serem aplicados são da CAIXA através do Finisa.

Também será feita a solenidade da entrega da ordem de serviço da Rua Virgílio Várzea, em Canasvieiras, que terá o pavimento asfáltico restaurado, bem como nova sinalização, em seus 970 metros. As obras, no valor de R$ 998.769,12, serão realizadas pela Qualidade Construções e Pavimentações Ltda., com recursos municipais. Nas três vias públicas citadas, o prazo de conclusão das obras é de quatro meses.

A Prefeitura ainda anunciará o início das obras na Rua do Lamim, rota alternativa ao Caminho do Rei, entre Jurerê Tradicional e Canasvieiras, previsto para a próxima segunda-feira (24). O valor orçado para esta obra é de R$ 1.944.221,69. Dos aproximadamente 2,4 km, apenas 800 metros são pavimentados, o restante é chão batido, mas em breve toda a extensão contará com melhor estrutura, já que receberá asfalto nos outros cerca de 1,6 km.

Investimentos na Região

Os investimentos no Norte da Ilha como um todo chegam a cerca de R$ 50 milhões, entre os que já foram realizados recentemente e os que estão previstos, além dos já citados. Afinal, o projeto de engordamento da faixa de areia de Canasvieiras, orçado em R$ 16.417.463,54, por exemplo, encontra-se em fase de homologação do processo licitatório.

O projeto vai beneficiar o trecho de 2.325 metros que vai de Canajurê até o Rio do Brás, o qual receberá um volume total de 344.685,97 m³ de areia fina de cor e espessura semelhantes à existente. Assim, a faixa de areia utilizada para lazer passará a ter, inicialmente, em torno de 40 a 50 metros de largura, e de 30 a 35 metros, quando estabilizada.