09/07/2019 - SMI - Infraestrutura
Definida a empresa que vai executar o alargamento da faixa de areia de Canasvieiras

foto/divulgação: Leonardo Sousa / PMF

A Prefeitura de Florianópolis homologou o resultado da licitação, modalidade concorrência pública, para contratação da empresa que irá executar as obras de alargamento da faixa de areia de Canasvieiras. A vencedora foi a empresa DTA Engenharia Ltda., e os serviços serão realizados com investimento de R$ 10.517.610,60. Agora, a Prefeitura aguarda receber a Licença Ambiental de Instalação (LAI) pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) em meados deste mês de julho para iniciar as obras no começo de agosto.

A Licença Ambiental Prévia (LAP), também necessária para a realização dos serviços, já foi expedida pelo IMA em dezembro do ano passado. Já ao final dos trabalhos, também caberá ao Instituto conceder a Licença Ambiental de Operação (LAO), que formaliza a conclusão das obras.

O projeto a ser executado num prazo de quatro meses prevê o “engordamento” da praia de Canasvieiras no trecho que vai de Canajurê até o Rio do Brás, beneficiando 2.325 metros. A estimativa é a de que a orla receba um volume total de 344.685,97 m³ de areia fina de cor e espessura semelhantes à existente, material que será dragado de jazida submarina localizada a uma distância de 1,4 km da praia. Com isso, a faixa de areia utilizada para lazer passará a ter, inicialmente, em torno de 40 a 50 metros de largura, e de 30 a 35 metros, quando estabilizada.