15/08/2019 - SMS - Saúde
Confira a programação completa para o Agosto Lilás
Uma programação com diversos eventos e ações foi preparada para discutir sobre igualdade, direitos e combate à violência contra as mulheres.

foto/divulgação: PMF

Confira a programação completa para o Agosto Lilás

A Prefeitura de Florianópolis preparou uma programação especial para o Agosto Lilás na Capital. Na quarta-feira (07), a lei 17.861/2019 que institui oficialmente a campanha no município foi sancionada pelo Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

O objetivo do mês lilás é sensibilizar e dar visibilidade à Lei Maria da Penha e servir de alerta sobre os direitos das mulheres. A extensa programação conta com palestras relacionadas ao tema, direitos, bem-estar, cultura, estímulo ao empreendedorismo entre outros. “E um dia muito feliz para todas nós mulheres. Com a sanção dessa lei, nossa causa ganha ainda mais força no município,” declara a Coordenadora de Políticas Públicas da Prefeitura de Florianópolis, Roseli Pereira.

Durante a cerimônia foi apresentada a Cartilha da Mulher, que contém informações e contatos de todos os serviços relacionados aos direitos da mulher, que são realizados pela administração municipal. O documento pode ser acessado no link bit.ly/cartilhadamulherPMF. Em alusão à campanha, diversos locais públicos estão iluminados. São eles: Lago da cabeceira da ponte, Praça XV, Trapiche da Beira-Mar Norte e Bolsão da Beira-Mar Norte, na Praça Sesquicentenário.

 

“A causa do combate à violência contra a mulher deve estar sempre presente na pauta das ações do setor público e de forma integrada entre todas as pastas, além de ser discutido também com a população. É um assunto que sem engajamento da sociedade civil, torna se cada vez mais difícil, a obtenção de resultados efetivos,” afirmou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

 

Suporte às mulheres vítimas de violência na Capital

 

De acordo com o relógio da violência do Instituto Maria da Penha, a cada dois segundos, uma mulher sofre um tipo de violência física ou verbal no Brasil. Esses são apenas dois dos diversos tipos de violência praticados contra mulheres.

 

Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, vai além da parte física, podendo ser psicológico, emocional, mental, opressão, moral, sexual e até patrimonial. Para auxiliar mulheres vítimas de violência em Florianópolis, a Prefeitura de Florianópolis disponibiliza o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CREMV), o único do Estado, onde a vítima é acolhida e recebe suporte com objetivo de promover a ruptura da situação em que se encontra.

 

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, na rua Delminda da Silveira, s/nº, ao lado da 6ª Delegacia de Polícia da Capital, bairro Agronômica. O atendimento pode ser requisitado pela própria vítima ou via encaminhamento da rede socioassistencial do município. Denúncias podem ser feitas nas Delegacias de Polícia ou da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público ou pelo disque denúncia 180.

 

Confira a programação completa!