12/09/2019 - SME - Educação
Prefeitura começa reforma da Biblioteca Municipal no Continente
No valor de mais de 1 milhão de reais, a obra ficará pronta em 12 meses

foto/divulgação: Leonardo Sousa

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, iniciou a reforma e ampliação da Biblioteca Municipal Barreiros Filho, situada no bairro Estreito. Com valor de 1 milhão e 122 mil reais, o prazo para a execução da obra é de 12 meses.

Dentre as mudanças estabelecidas para o prédio estão: a reforma da edificação, com troca de telha autoportante, piso, revestimentos, esquadrias danificadas e dos tirantes do arco metálico e os que sustentam a estrutura da biblioteca. Bem como, a reforma dos banheiros para sanar infiltrações, troca de exaustor da cozinha e manutenção do reservatório externo existente. Será feita a pintura geral da biblioteca, atualização da instalação elétrica e hidrossanitária e a colocação de totem de identificação.

Haverá acessibilidade a todos os ambientes da unidade com nivelamento dos pisos e adequação do auditório, troca de portas, sinalização podotátil, criação de sanitário público em cada pavimento e a inserção de uma plataforma elevatória.

Atendimento ao público durante a reforma

A Biblioteca Professor Barreiros Filho oferece aos usuários cursos gratuitos de dança, artesanato, música, esporte, dinâmica de leitura e também de apoio pedagógico.  Durante o período de reforma, o atendimento ocorre no Clube Atlético 6 de Janeiro, localizado na Avenida São José, 601, Balneário Estreito.

Quanto ao acervo, a Prefeitura está elaborando um projeto de informatização.  Por isso, por enquanto, o empréstimo de livros não está disponível.

Para os leitores que ainda possuem livros emprestados, a devolução pode ser feita no Clube Atlético 6 de Janeiro todas as segundas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Já as doações, poderão ser recebidas somente após a reforma e entrega da obra.