20/09/2019 - SEMAS - Social
Prefeitura de Florianópolis promove ações de educação ambiental para crianças

foto/divulgação: Divulgação

Crianças do CCFV Tapera

 

De acordo com o Fórum Econômico de Davos de 2016, em 2050 haverá mais plástico do que vida marinha nos oceanos. Foi pensando nestes dados que a Prefeitura de Florianópolis, por meio da equipe do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Tapera, desde agosto de 2018, promove ações de educação ambiental, interação com a natureza e amizade. Para a equipe, os ensinamentos são necessários para mostrar a importância da preservação ambiental e fortalecer vínculos entre as crianças e o espaço onde vivem. 

O projeto “Monitor ambiental mirim da Tapera” acontece toda terça e quinta-feira. As crianças vão até a praia da Tapera praticar stand up paddle com a professora Fernanda Soares do Instituto Bem Possível. A ação promovida pelas secretarias de Assistência Social e Cultura, Esporte e Juventude traz além da diversão, aprendizados sobre a vida marinha e a preservação da natureza, afinal, sem ela não teria nenhuma brincadeira. O espaço atende 80 crianças de 6 a 13 anos. 

“É muito importante salientar a educação ambiental nas crianças, porque é assim que elas aprendem, não só a preservar mas também a reconhecer o seu espaço social. A equipe tem se dedicado muito e se esforçado para que essa prática seja constante no Centro de Convivência”, comenta a secretária de Assistência Social de Florianópolis Maria Cláudia Goulart da Silva. 

Florianópolis conta com seis Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No espaço que as crianças frequentam no contraturno escolar há refeições, acompanhamento psicossocial, coral, xadrez, teatro e muito mais. Para acessar os serviços basta ir até um Centro de Referência de Assistência Social, Cras, mais próximo a sua residência onde são feitos os encaminhamentos.


galeria de imagens