27/09/2019 - SMS - Saúde
Florianópolis lança oficialmente site e aplicativo de autotestagem para o HIV
A partir dessa sexta-feira,27 de setembro, a população de Florianópolis já pode solicitar autotestes de HIV pelo celular e retirá-los em armário com acesso 24h, sem estigma ou discriminação. Tratamento com início imediato junto à rede municipal de saúde também será um grande diferencial.

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Florianópolis lança oficialmente site e aplicativo de autotestagem para o HIV

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (27), a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou oficialmente o projeto “A Hora é Agora: Testar nos deixa mais fortes”, implantado com o objetivo de ampliar o acesso a jovens gays e de outros homens que fazem sexo com homens (HSH) à testagem anti-HIV por meio de fluido oral ou por uma gota de sangue.

O evento de lançamento contou com a presença de autoridades como do Prefeito de Florianópolis - Gean Loureiro, do Secretário de Saúde do Município - Carlos Alberto Justo da Silva, da representante da Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz – e do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA)  - Marly Cruz; de Fabio O’Brien do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde; e de Carmem Delziovo – superintendente do Planejamento em Saúde, representando o Secretário de Saúde de Santa Catarina. Além da equipe médica e de enfermagem responsável pelo andamento do projeto, representados pelos médicos Ana Cristina Vidor, Ronaldo Zonta e Filipe Perini.

O projeto A Hora é Agora é mais uma das ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Florianópolis em busca de respostas rápidas para o enfrentamento do HIV/AIDS e fim da epidemia como um problema de saúde pública.

Em julho de 2018, Florianópolis assinou a Declaração de Paris da UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas, onde ficou estabelecida a meta 90-90-90.  Ou seja, até 2020 a SMS trabalha para que 90% das pessoas vivendo com HIV sejam diagnosticadas; para que 90% das pessoas diagnosticadas estejam em tratamento atirretroviral; e para que 90% das pessoas em tratamento estejam com carga viral indetectável (controle da doença e da transmissão).

Neste sentido, o secretário municipal da Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva reforçou a importância de que programas como este, iniciado hoje, sejam estruturantes e passem a fazer parte da rede pública de saúde.

“A Prefeitura de Florianópolis, através do projeto, contratou 8 novos profissionais, aumentando a oferta atual da rede em mais 160 horas/semanais para 4 enfermeiros e mais 140 horas/semanais para 4 novos médicos infectologistas, com isso queremos ampliar o acesso ao tratamento do HIV, gerando a vinculação do paciente com a rede pública de saúde desde o diagnóstico, passando pelo imediato tratamento e realizando uma busca ativa de pacientes que, por ventura, não estão dando continuidade ao tratamento, explica o Secretário.

A gestão de Florianópolis vem trabalhando na busca de resoluções para a população, investindo em tecnologia e desburocratizando processos. Com a saúde, não é diferente. Com essa parceria com a CDC/PEPFAR, Fiocruz e Departamento de HIV do Ministério da Saúde, caminhamos mais uma vez neste sentido, ressalta o prefeito da capital, Gean Loureiro:

-Ainda temos uma população invisível, que não tivemos braços para chegar até ela, mas que vamos alcançar através de programas como esse. Florianópolis não tem medo de desafios.

Na ocasião, o prefeito também anunciou mais um passo importante no investimento em Saúde, com a assinatura de um decreto que autoriza a contratação emergencial de 26 médicos para suprirem os afastamentos atuais.

O programa “A Hora é Agora: Testar nos deixa mais fortes” já está no ar através do site www.ahoraeagora.org e o aplicativo está disponível nas plataformas Android e Apple. Os kits de autotestagem podem ser retirado no endereço descrito abaixo:

No armário digital:

Terminal Rodoviário Rita Maria (piso térreo - próximo ao desembarque)

Av. Paulo Fontes, 1101 – Centro.

De segunda a segunda (24h).

Locais para realizar exame confirmatório: Centros de Testagem e Resposta Rápida (CTRr)

Policlínica Centro

Av. Rio Branco, 90 – Centro

Tel (48) 3952-0107