03/12/2019 - FCFFC - Cultura
Exposição "Arqueologia do Impossível" estreia na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti
Mostra de Luanda Olívia inicia dia 5 de dezembro, e segue com visitação aberta ao público ate 25 de janeiro de 2020

foto/divulgação: divulgação

Mutualismo

A exposição Arqueologia do Impossível traz um corpo de obras que propõem reflexões sobre relações mútuas e paradoxais entre artista e personagem, real e fictício, obra e esboço.
A proposta é composta por dois eixos interdependentes: por um lado, traz a narrativa ficcional de uma artista-personagem, a Arqueóloga, que traz de suas expedições fragmentos orgânicos e constrói teorias visuais sobre locais fantásticos que seriam frestas para a ficção, resultando em “Seis esboços possíveis para frestas impossíveis”, compostos por desenho e texto. As obras são permeadas por conceitos paradoxais, uma vez que os fragmentos de texto explicitam a impossibilidade de suas existências, enquanto os desenhos trazem o título de “esboços”, ainda que possuam acabamentos sofisticados.
O segundo eixo apresenta grupos de obras que fazem uma arqueologia da construção da poética em questão. Fragmentos dos Esboços podem ser vislumbrados nas obras, que se apresentam como relíquias do processo. Estas séries fazem subversões poéticas de metodologias científicas, apropriando-se de termos relacionados a processos arqueológicos, estudos biológicos e matemáticos. A diluição das linhas entre científico e poético dialoga com as relações entre real e ficcional, material e imaterial, possível e impossível, resinificando os termos utilizados no contexto da pesquisa e da produção artística.
Usando o paradoxo como material, a exposição traz uma narrativa sobre a experiência artística através de uma arqueologia ficcional, enquanto também apresenta uma arqueologia real dos processos utilizados para a fabricação de tal ficção.
A mostra é realizada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Dia 05 de dezembro, às 19h, ocorrerá a abertura e a visitação segue até 25 de janeiro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Entrada Gratuita.
Luanda Olívia
Trabalha principalmente com desenho e escrita, investigando as relações entre a linha desenhada e o fio da narrativa, produzindo ficções em uma via de mão dupla entre imagem e texto. Utiliza um vocabulário visual composto por formas orgânicas, como  fios e casulos, ovos, elementos botânicos e pedaços de carne, aludindo a ciclos de vida e morte, e de destruição e construção, enquanto as ambiguidades entre formas vegetais e animais constituem organismos ficcionais. Tem como influências a literatura fantástica e as subversões poéticas de metodologias científicas.
O quê: Exposição  "Arqueologia do Impossível", de Luanda Olívia
Quando: 05 de dezembro, às 19h até 25 de janeiro de 2020
Onde: Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti,
Endereço: Praça XV de Novembro, 180, piso superior, Centro, Florianópolis (Esquina com a Rua Tiradentes).
Horários:  segunda a sexta, 13h às 19h.
Quanto: Gratuito
Informações: 3333 9743 | galeria.municipal@gmail.com
Agendamento de grupos: formulário disponível em https://forms.gle/puzPRjkiXmE4sXUo8