11/12/2019 - SMI - Infraestrutura
Super Dezembro: Ivo Silveira terá ordem de serviço nesta sexta (13)

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Prefeitura retoma obra paralisada em 2016

Importante via pública municipal terá rota cicloviária ligando a Beira-Mar Continental à Beira-Mar de São José

Quatro importantes vias públicas municipais do Continente e da Ilha vão receber ordens de serviços para obras de revitalização da Operação Asfaltaço da Prefeitura de Florianópolis às 9hs desta sexta-feira (13), no Super Dezembro, num investimento de R$ 22.161.365,68. Deste montante, R$ 12.121.459,36 serão aplicados na Avenida Governador Ivo Silveira, em Capoeiras; R$ 7.615.459,09 na Avenida Luiz Boiteux Piazza, em Canasvieiras; R$ 1.492.662,92 na Rua General Vieira da Rosa, no Maciço do Morro da Cruz, e R$ 931.784,31 na Rua das Flores, em Jurerê Tradicional. Os atos vão ocorrer no gabinete do prefeito Gean Loureiro.

Na ocasião, ainda serão dadas autorizações para aberturas de licitações para contratações das empresas que vão executar duas outras importantes obras de infraestrutura viária, em Canasvieiras e na Agronômica. Desta vez, as vias contempladas serão a Avenida Madre Maria Vilac, que receberá recuperação da pavimentação asfáltica orçada em R$ 1.571.084,46, e a Rua João Carvalho, na Agronômica, que vai ganhar nova capa asfáltica no trecho que tem o pavimento, bem como será asfaltada, onde hoje existe lajota e paralelepípedo. Esta obra foi orçada em R$ 1.073.958,22.

Na Avenida Governador Ivo Silveira, uma das vias de maior fluxo de veículos da região continental, a MJRE Construtora Ltda. vai executar, pelo prazo de oito meses, projeto atualizado de obra paralisada em outubro de 2016 por falta de recursos. Nela e em outras duas ruas adjacentes serão feitas recuperações do pavimento asfáltico, implantações de ciclovias e sinalização viária. Além disso, a Ivo Silveira será submetida a adequações geométricas para melhoramento do tráfego, de modo que raios de curvas, larguras de pistas e canteiros também passarão por ajustes.

Rota cicloviária entre as duas Beira-Mar

Após a conclusão das obras, uma rota cicloviária vai interligar a Beira-Mar Continental da Capital à Beira-Mar de São José, de modo que ciclistas poderão percorrer 4,4 quilômetros de um ponto ao outro, ininterruptamente.

É que a Avenida Governador Ivo Silveira, de 3,2 quilômetros de extensão, terá ciclovia no sentido bairro-Centro, e ela terá interligação com a mesma estrutura cicloviária já existente na Beira-Mar de São José por outra ciclovia que será feita num trecho de cerca de 180 metros da Rua Dom Pedro I, próximo da divisa com o município vizinho. Mais uma via que será beneficiada com ciclovia e demais obras será a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, num trecho de aproximadamente 600 metros, sendo que a Rua Dom Pedro I e a  Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira também ficam em Capoeiras. E, com a ciclofaixa que também será implantada na Rua Santos Saraiva no trecho de 930 metros entre a sua confluência com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Beira-Mar Continental da Capital, esta região e a Beira-Mar de São José passarão a ser unidas por estruturas cicloviárias.

Outras grandes obras viárias na Ilha

A Avenida Luiz Boiteux Piazza, em Canasvieiras, tem cerca de seis quilômetros de extensão, e sua completa revitalização vai favorecer três balneários: Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, uma vez que faz a ligação entre eles a partir da SC-401. Ela vai passar pela recuperação dos dispositivos de drenagem, restauração do pavimento asfáltico, sinalização e ciclofaixa em quase toda a via - apenas nos últimos 200 metros haverá compartilhamento entre ciclistas e pedestres através do Programa Mais Pedestres.

A revitalização da Rua General Vieira da Rosa, no Maciço do Morro da Cruz, que liga a Avenida Mauro Ramos, no Centro, à Rua Desembargador Vítor Lima, na Trindade, que ladeia o Campus da UFSC, tem 1,79 quilômetros de extensão, e receberá  obras semelhantes as da Avenida Luiz Boiteux Piazza, à exceção da ciclofaixa.

Já a Rua das Flores, em Jurerê Tradicional, terá recuperação dos dispositivos de drenagem,  troca do pavimento em lajota por asfalto, e sinalização em seus 570 metros.

Serviço:

O quê: Entregas de ordens de serviços para obras de revitalização em importantes vias como a Avenida Governador Ivo Silveira
Quando: Na próxima sexta-feira (13), às 9hs
Onde: Gabinete do Prefeito - Rua Tenente Silveira - nº 60 - Centro