23/12/2019 - SMS - Saúde
Secretaria Municipal de Saúde apresenta balanço de 2019
Obras, investimentos, contratações e diversas ações foram realizadas ao longo deste ano, tornando 2019 histórico para a saúde do município. Na impossibilidade de compilar todas as atividades da SMS, enumeramos algumas para uma pequena retrospectiva

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Secretaria Municipal de Saúde apresenta balanço de 2019

O ano de 2019 foi marcado por muito trabalho e investimentos na saúde de Florianópolis. No que tange o atendimento a urgências e emergências, já no segundo mês do ano a Secretaria Municipal de saúde inaugurou a tão esperada UPA Continente, que se tornou referência para a região continental de Florianópolis neste tipo de atendimento.

 

Considerando a data de abertura (28 de fevereiro), até 28 de outubro, a unidade de pronto atendimento já atendeu 47.826 mil pessoas, realizando 192.573 mil procedimentos. A média de atendimento da UPA Continente é de 6000 atendimentos médicos mensais. A unidade, que funciona 24h por dia, conta com 5 médicos diariamente para casos de urgência e emergência.

 

Ainda referente a UPA Continente, recentemente o local passou a contar com um Raio X, que não se fazia obrigatório em UPA deste porte, mas que permite ainda mais rapidez no diagnóstico e atendimento.

 

As UPAs Sul e Norte receberam um aporte financeiro de R$ 3.348.750,21 e R$ 2.083.598,78, respectivamente, para uma obra completa de ampliação e reforma, que teve início no mês de julho e tem o prazo de conclusão para 12 meses. Com essa reforma, a população passará a contar com, além de uma estrutura física totalmente adaptada às necessidades e normas atuais, mais consultórios, acesso mais rápido para as ambulâncias e emergências, bem como com farmácias modelos e áreas voltadas para a vacinação infantil.

 

No período de 01 de janeiro até 17 de dezembro, as 3  UPAs da capital realizaram mais de 330 mil atendimentos e os 49 centros de saúde mais de 1 milhão e meio.

 

Visando facilitar a vida do usuário da rede pública de saúde, a Atenção Especializada também implantou o TELE EEG - tecnologia que diminui o tempo de emissão de laudos, impressão de folhas, e acabou com transporte físico dos exames, fazendo com que o paciente não precise retornar para a unidade, pois há um protocolo para a impressão do exame. E enfermeiros especialistas da Atenção Primária, em parceria com enfermeiros da Atenção Especializada, passaram a realizar acompanhamento domiciliar em usuários com feridas complexas e que necessitam de insumos especiais. Além das visitas, eles realizam matriciamento (treinamento orientativo) para as demais enfermeiras das unidades de saúde gerando conduta qualificada no atendimento e manejo desses pacientes.

 

Em março de 2019, foi implantado um sistema de rastreamento nos veículos que fazem o transporte de pacientes, realizam visitas domiciliares e também nos da área administrativa, visando a redução de custos, o aumento da segurança e uma gestão mais eficiente. E em julho deste mesmo ano, a Prefeitura de Florianópolis entregou mais 3 novas ambulâncias para a Secretaria de Saúde da Capital. O valor investido na aquisição foi de R$547.500,00. Lembrando que as últimas ambulâncias haviam sido adquiridas pelo município em 2005 (para atender a UPA Sul), 2008 (para atender a UPA Norte) e 2015 para a UPA Continente. 

 

Quando falamos de atenção primária à saúde (APS), rapidamente pensamos em Florianópolis. Isso porque a capital foi destaque nacional no assunto, como um importante case de sucesso e fonte de matérias para a grande mídia do país, bem como case para empresas do setor de saúde do Brasil e do exterior. A APS da capital catarinense foi pioneira na aplicação de protocolos de enfermagem, no projeto Lista de Pacientes, na ampliação do horário de atendimento nos centros de saúde - que inspirou o programa nacional do Ministério da Saúde “Saúde na Hora”.

 

Em 2019 vinte e duas clínicas de atenção primária ampliaram seus horários passando a funcionar das 07 às 19h. Outra mudança importante foi a implantação do modelo de atendimento por ilhas, que significou implantar uma recepção para cada uma das 126 equipes de saúde da família da rede de saúde, e a gradativa implantação do Whatsapp para agendamentos, análises de exames e orientações aos pacientes – etapa que faz parte do projeto “Alô, Saúde”. A utilização desta tecnologia vem se dando de forma experimental e, após o processo final de adaptação e entrega de todos os chips, que se dará ainda neste mês de dezembro, a expectativa é de que todos os Centros de Saúde da capital já no 1º trimestre de 2020 passem a fazer uso do aplicativo para facilitar o acesso dos pacientes às suas equipes de saúde da família.

 

Falando em “Alô Saúde”, um projeto grandioso e que exige o cumprimento de todas as etapas de forma estruturada, a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis executou, ao longo de 2019, peças-chaves para a sua implantação: como a utilização de protocolos eletrônicos, a utilização gradativa do Whatsapp, a criação do aplicativo e o trabalho incansável da gerência de integração assistencial para alinhar todas as informações e serviços. Entramos 2020 com processos importantes finalizados e já em fase de testes finais.

 

Dois centros de saúde foram entregues em 2019. O Centro de Saúde do Abraão e o Centro de Saúde dos Ingleses, obras importantes para a população do Estreito e do Norte da Ilha. Além disso, foram iniciadas as obras do novo Centro de Saúde do Alto do Ribeirão e a reforma e ampliação do Centro de Saúde do Rio Vermelho.

 

Cientes de que não basta apenas aumentar a estrutura física, ou dar mais ferramentas de acesso à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis abriu vagas para profissionais em diversas áreas, mediante concurso público e processo seletivo emergencial, contratando 30 médicos, 39 enfermeiros e 60 técnicos de enfermagem. Com isso, além da reposição de profissionais diversos centros de saúde receberam mais uma equipe de saúde da família para ampliar o atendimento à população, foram eles: Rio Vermelho, Cachoeira do Bom Jesus, Vargem Grande, Jurerê, Campeche, Rio Tavares, Córrego Grande, Pantanal, Jardim Atlântico, Alto Ribeirão, Centro e Trindade.

 

Ainda no âmbito da atenção à saúde a diretoria de atenção realizou o treinamento de todas as equipes de saúde na utilização de protocolos clínicos - PACK - e de todos os centros de saúde da capital em suporte básico de vida, aumentando a eficiência do atendimento de emergência na atenção primária.

 

Programas como o Olha Floripa atingiram sua meta em 2019, e em fevereiro deste ano a Prefeitura da capital divulgou o fim da fila reprimida para cirurgias de catarata. Já no segundo semestre do ano, a saúde do município passou a atender pacientes oftalmológicos dentro dos padrões de espera aplicados em países desenvolvidos. No início do projeto, em novembro de 2018, havia 22 mil pacientes aguardando por atendimento especializado em oftalmologia e exames. A espera podia chegar a 3 anos. Hoje, após reduzir demandas reprimidas, o agendamento de consultas não passa de 30 dias de espera.

 

E as reduções de fila não se deram apenas na área da oftalmologia. Filas históricas como as de exames de endoscopia e colonoscopia também foram zeradas.

 

A SMS entende que mais importante do que zerar filas é melhorar o tempo de espera para os agendamentos, buscando que estes sejam adequados a necessidade dos usuários. Por isso o trabalho de regulação dos casos tem sido fortalecido e ampliado, através desse todas as solicitações são avaliados por um médico regulador e classificadas de acordo com sua gravidade, sendo casos graves agendados primeiro.

 

Em 2019 atingimos uma marca importante, onde 80% dos procedimentos oferecidos pela SMS foram agendados em menos de 90 dias, padrão esse considerado de excelência no cenário nacional. Para exames como laboratório, raio x, mamografia os tempos de espera são inferiores a 30 dias para todos os usuários.

 

Quando o assunto é regulação municipal, desde maio de 2019, o paciente da rede pública de saúde do município passou a ter mais uma forma para entregar o documento para solicitação de cirurgias. Tornou-se possível enviar o documento por mensagem de WhatsApp, sem precisar se deslocar até a sede da Secretaria para fazer a entrega presencial. A partir disso, a solicitação é inserida na lista de espera para a realização do procedimento, da mesma forma que acontece após a entrega presencial. Para os usuários que preferem entregar presencialmente a documentação, nada mudou! A entrega presencial continua sendo realizada na sede da SMS.

 

Sobre a lista de espera para realização de procedimentos, em outubro deste ano, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Florianópolis passaram a contar com um novo portal para a verificação de espera de consultas e exames agendados. Antes essa consulta do cidadão à situação era divulgada pelo estado, agora passa a ser publicizada pelo município, o que permite uma atualização em tempo real e, a partir do CPF ou número do cartão Nacional do SUS, o usuário também pode visualizar o encaminhamento original para o procedimento. Esta alteração faz parte de uma série de ações que visam a melhoria do sistema de informação da Secretaria Municipal de Saúde e a integração dos sistemas.

 

Para pacientes que necessitam retirar remédios controlados o cenário também mudou em 2019. Hoje temos 10 farmácias referências entregando o medicamento na cidade, facilitando, assim, a logística de acesso da população. Isso foi possível graças a contratação de novos farmacêuticos, ampliando o quadro desses profissionais para atuarem na rede. Foi entregue o equivalente a mais de 11 milhões de reais em medicamentos no ano de 2019.

 

No início do ano, finalmente foi aberta a Unidade de Dispensação de Antirretrovirais no Sul da Ilha. Mais conhecida como UDM, essa farmácia distribui medicamentos para o tratamento de HIV/AIDS, facilitando o acesso dos usuários nessa região.

 

Outro progresso alcançado em 2019 foi a descentralização da Profilaxia Pós Exposição (PEP) para a maioria dos Centros de Saúde do município. A PEP é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Com o acesso avançado, o paciente, na maioria das vezes, já sai do atendimento com seus medicamentos, evitando o deslocamento para outras unidades de saúde e iniciando a tomada dos mesmos num menor tempo após a exposição.

 

Os usuários também já podem retirar os seus medicamentos de Asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) mais perto de sua residência, ao invés de ter que se deslocar até a Farmácia Escola. A distribuição destes medicamentos agora ocorre em outras sete farmácias de referência da rede, localizadas ao longo do território do município. Lembrando que a abertura de processo administrativo para tais retiradas continua sendo na Farmácia Escola!

 

Ainda falando em acesso do usuário, foi publicada recentemente a atualização da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), que ficou toda repaginada. Os usuários podem consultá-la, de maneira simples, para saber se seus medicamentos estão padronizados e onde encontrá-los no SUS em Florianópolis. Ela está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde, dentro da página da Assistência Farmacêutica.

 

CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial da Capital (CAPS) prestou cerca de 24 mil atendimentos em Florianópolis, ao longo de 2019. Além disso, ele promoveu uma série de ações com o apoio de outras secretárias municipais, como o Encontro de Rodas de Conversa com Famílias e Profissionais da Educação, que levou oficinas aos pais de alunos que estão frequentando as escolas do município para sensibilizar a rede de apoio a respeito das particularidades da relação com os adolescentes durante as mudanças e instabilidades que incidem sobre a sua saúde física e mental.Também houve o estágio dos Pediatras da Secretaria Municipal de Saúde no CAPS Infantil, onde os pediatras puderam vivenciar e realizar atendimentos de casos graves agudos ou crônicos, incluindo casos de tentativa de suicídio e automutilação, de crianças e adolescentes que frequentam o CAPS infantil (essa ação terá continuidade em 2020).

 

Vigilância Epidemiológica

O ano de 2019 registrou a volta de doenças que já nem se ouvia mais e do trabalho incansável, realizado em conjunto por diversas secretarias e áreas, para incentivar e ampliar o acesso de toda a população à vacinação. Neste sentido, a Vigilância Epidemiológica de Florianópolis não mediu esforços nas ações de bloqueios e investigação dos casos, trabalhando ininterruptamente, 24h por dia, para controlar esta que é uma das doenças mais contagiosas do mundo. Além disso, este ano foram formados mais 52 vacinadores na nossa rede, totalizando 143 vacinadores lotados nas unidades de saúde de Florianópolis.

 

A Secretaria Municipal de Saúde equipou com câmaras frias todas as salas de vacinação da capital, garantindo um armazenamento seguro, ampliando a durabilidade das vacinas e diminuindo os custos. Foram realizadas duas grandes campanhas de vacinação nacional contra o sarampo, além de diversas ações municipais junto à imprensa, escolas, ampliação do horário de salas de vacinação, ações de final de semana, entre outras.

 

Mais transparência na divulgação de informações relevantes para a população e instituições parceiras com a publicação da sala de situação da Vigilância Epidemiológica, que conta com relatórios atualizados sobre os resultados do Trabalho da Rede Vida no Trânsito, que tem a importante missão de reduzir os óbitos no trânsito de Florianópolis, o que deve ocorrer pela primeira vez em 2019.

 

Além disto, foram disponibilizadas informações sobre Dengue, Sarampo, HIV e outras doenças de importância para a saúde pública. Tudo transparente e à disposição de profissionais de saúde, empresas, instituições públicas e privadas e população em geral. Também podem ser encontradas informações referentes à saúde materno-infantil, com destaque para o acompanhamento das taxas de mortalidade infantil, que deve encerrar 2019 com uma das menores taxas da nossa história e a menor taxa entre as capitais do país.

 

Com isso, a qualidade dos dados da capital tem sido reconhecida pelo Ministério da Saúde, que contou com profissionais da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis para auxiliar na elaboração e multiplicação de curso em projeto de qualificação dos dados de mortalidade no país e em publicações na área.

 

Em 2019, a Gerência de Integração Assistencial/Departamento de Gestão da Clínica expandiu as ações para melhorar a qualidade dos atendimentos clínicos prestados à população pelas equipes de saúde da família e de atenção primária nos Centros de Saúde.

 

Entre as muitas ações que vêm sendo desenvolvidas para esse fim podemos citar o auxílio na elaboração do Guia de Boas Práticas para solicitação de exames laboratoriais, trazendo as melhores evidências para ajudar os profissionais de saúde na tomada de decisão sobre a indicação ou não de determinados exames, evitando com isso exames desnecessários, qualificando a tomada de decisão clínica e evitando, também, gastos desnecessários com exames que não trazem benefícios aos pacientes e, inclusive, podem causar danos como sobrediagnóstico e sobretratamento; a elaboração do algoritmo de atendimento clínico-assistencial do paciente com suspeita de dengue, auxiliando as equipes de APS no enfrentamento da dengue em Florianópolis, oferecendo melhores cuidados em saúde para os pacientes.

 

No combate ao HIV - uma das grandes lutas da saúde municipal em 2019 – foram dados importantes passos, com o desenvolvimento de diversas ações para o enfrentamento da epidemia de HIV no município, como:

 

- Projeto A Hora é Agora: em parceria com o Ministério da Saúde, Fiocrus e escritório do CDC no Brasil esse projeto possibilitou a ampliação da carga horária de profissionais infectologistas e enfermeiros e a criação de quatro Centros de Testagem e Resposta Rápida (CTRr) para HIV e outras ISTs nos quais os cidadãos de Florianópolis que sejam diagnosticados com HIV podem iniciar o tratamento do HIV no mesmo dia do diagnóstico. Também, pelo projeto, estamos disponibilizando autotestes de HIV através um site (www.ahoraeagora.org) onde se pode solicitar o kit de testagem e retirá-lo no Terminal Rodoviário Rita Maria, com funcionamento 24h.

 

- Auxílio na abertura de 6 serviços de distribuição de autotestes de HIV – UDM norte, UDM sul, UDM centro, UDM continente, farmácia CS Trindade e Saco Grande.

 

- Elaboração da nota Técnica: ‘Orientações sobre Boas Práticas no Cuidado de PVHIV na APS’ que objetiva qualificar o acompanhamento de PVHIV na APS pela equipe de APS ou em cuidado compartilhado com infectologista.

 

O Ambulatório Trans também foi reaberto com um novo layout. Antes ele funcionava apenas no Centro de Saúde do Saco Grande passa, em 2019 passou a funcionar também no Centro de Saúde do Estreito e do Campeche, facilitando o acesso da população trans.

 

Neste último ano, o Departamento de Integração Assistencial também desenvolveu vários projetos e ações a fim de qualificar a assistência prestada ao usuário, bem como, ampliar a divulgação de ações em saúde à população.

 

O Departamento fez parte da comissão organizadora do IV Congresso Catarinense de Aleitamento Materno, que ocorreu nos dias 10 e 11 de julho, na ALESC, no que cerne no auxílio à elaboração científica do evento.

 

Ao longo do mês de Agosto, desenvolveu várias ações para o incentivo e apoio ao aleitamento materno, iniciando no dia 03 com o Mamaço Floripa - no Parque de Coqueiros - e finalizando no dia 29 com o VI Seminário do COMAMAS e, homenagem aos profissionais e pessoas que contribuíram para o fortalecimento do aleitamento materno e alimentação complementar saudável no Município.

 

Idealizou e articulou intersetorialmente para a consolidação do CeDRA – Centro de Avaliação, Reabilitação e Desenvolvimento da Aprendizagem, o qual foi inaugurado no segundo semestre deste ano através da parceria das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistencial Social, iniciando seu atendimento em novembro a crianças e adolescentes com até 15 anos incompletos. Desde o início dos atendimentos, já foram agendados 20 usuários, dos quais um faltou, 11 casos foram discutidos pela equipe multiprofissional, destes 2 não eram elegíveis e os demais necessitam de dados complementares. No momento, não existe fila de espera para o CeDRA.

 

Dibea

A Diretoria do Bem-Estar Animal obteve conquistas muito importantes para a causa animal em 2019. O ano, que já começou com obras por lá também, foi marcado pela reforma e ampliação da estrutura física do abrigo e do Centro de Controle de Zoonoses da capital, que será finalizada em fevereiro de 2020, permitindo não apenas uma melhoria nas instalações de trabalho da equipe, como nos canis/gatis e áreas dedicadas aos animais.

 

No quarto trimestre do ano, mais uma grande conquista na questão estrutural: a DIBEA conseguiu a reintegração de posse amigável de uma área ocupada há anos de forma irregular. Área esta que será destinada ao local de soltura e ressocialização dos animais resgatados pela diretoria, fazendo da DIBEA o primeiro abrigo público a ter uma área para esta finalidade.

 

Em março, a DIBEA começou a microchipar os animais que passam pelo atendimento de castração e consultório, somando 5884 animais microchipados (entre 01 de janeiro e 18 de dezembro).  Ao todo, foram averiguadas mais de 900 denúncias durante 2019, resgatados cerca de 350 animais, e mais de 320 deles já possui um novo lar, através da adoção responsável, supervisionada e incentivada pela diretoria.  Um aumento significativo quando comparado ao ano anterior.

 

Foram realizadas diversas campanhas de adoção, principalmente voltadas para sensibilizar a população sobre a importância de dar uma chance também aos animais idosos, com resultado muito positivo. Além disso, parcerias com voluntários do Somar Floripa permitiram a ressocialização de gatos, resultando em muitas adoções de felinos.

 

Outras parcerias também trouxeram excelentes frutos à DIBEA, como a com o Ministério Público, que começou a repassar equipamentos oriundos de Compensações Ambientais. E com profissionais que aplicaram técnicas de bioenergia e acupuntura nos animais do abrigo.

 

Entre muitas ações e conquistas que receberam destaque nacional na imprensa, o uso da tecnologia para a averiguação de denúncias de maus-tratos colocou Florianópolis em evidência e comprovou que a Prefeitura Municipal não vem medindo esforços pela causa animal. A utilização de drone em casos de impossibilidade de acesso aos locais de denúncias foi pauta para importantes veículos, com matérias veiculadas no Jornal Nacional (Rede Globo), programa da Ana Maria Braga, entre outros. O apoio da imprensa nacional e local foi de extrema importância para a conscientização e educação da população, apontando Florianópolis como a capital mais amiga dos animais.

 

Em novembro de 2019, a DIBEA também lançou uma forma inovadora para impulsionar e facilitar as adoções, com a criação da Plataforma de Adoção Online. Uma página onde todo mundo pode acessar o perfil dos animais que aguardam um novo lar no abrigo e agilizar o processo, preenchendo dados online e candidatando-se.

 

A atualização constante do site da DIBEA o tornou um portal de utilidade pública, disponibilizando à população o acesso a leis e serviços.

 

Veja os números atualizados em 18 de dezembro de 2019:

 

Dibea em Números

2017

2018

2019

Resgatados

227

250

348

Adotados

173

201

323

Denuncias de maus-tratos atendidos

144

330

901

Consultório médico veterinário gratuito

1995

3031

2273

Castrações

3664

4532

3611

 

Obras da Saúde 2019 em números

 

Foram investido mais de 4 milhões em obras de prevenção e manutenção das 69 unidades de Saúde, ação que resultou em baixo índice de problemas com chuvas.

 

*Obras entregues*

Construção da UPA e do CAPS II Continente – R$2.065.386,68

Construção Reforma/Ampliação CS Abraão – R$972.911,48

Reforma/Ampliação CS Ingleses e Construção da Academia da Saúde – R$1.584.287,73

 

Obras em execução

Construção do DIBEA e Centro de Zoonoses – R$1.802.629,00;

Reforma e Ampliação UPA Norte – R$ 2.083.598,78

Reforma e Ampliação UPA Sul – R$ 3.348.750,21

Construção do Centro de Saúde Alto do Ribeirão – R$1.560.298,10

Reforma e Ampliação CS Rio Vermelho – R$ 1.560.298,10

 

Obras em processo licitatório

Reforma CS Centro – Projeto Estrutural;

Construção CS Capivari.


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