18/02/2020 - SME - Educação
Novo Neim Elisabete Anderle tem capacidade para 130 crianças
*Inauguração do espaço ocorreu nesta terça-feira, dentro do Fevereiro da Educação*

foto/divulgação: Cristiano andujar

O investimento ultrapassou R$ 2, 9 milhões.

O Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Elisabete Anderle, na Barra da Lagoa, ganhou  um novo prédio e ampliou o número de crianças atendidas. De duas salas, com 51 crianças, o número saltou para 6 salas de atendimento ,   beneficiando em torno de  130 pequenos entre quatro meses e seis anos de idade.

O prédio, com 879 metros quadrados de área construída, foi erguido no mesmo terreno da antiga  instalação do Neim, na Servidão Timóteo José Mariano, 254.

O investimento da Prefeitura, anunciou Gean Loureiro, foi de mais de R$ 2, 9 milhões. “A comunidade merece um investimento desse montante.  O espaço é confortável, bacana, para as crianças e para os profissionais da unidade”, complementou o prefeito.

No pavimento inferior, há área de recreação coberta, cozinha, dispensa, lavanderia, copa,  sala de professores, depósito de material didático, banheiros, sala de atendimento de saúde, sala para coordenação e sala para secretaria, banheiros.

Também esse pavimento conta com sistema de coleta de água de chuva e espaço para amamentação.

Há um reservatório para essa captação da água da chuva. O que for coletado servirá para irrigar jardins e hortas,   para lavar pisos externos, ser usado  nas descargas de vaso sanitário. Irá diminuir o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, uma sala de amamentação é importante para  que as mães não  interrompam o aleitamento  com a entrada da criança na educação infantil.

“Com um espaço apropriado, é garantido à mulher privacida

de para alimentar os filhos ou que possam tirar o leite a qualquer momento”, diz.

A Organização Mundial da Saúde orienta que as crianças mamem no peito no mínimo até dois anos de idade.

No piso superior , há seis salas de atendimento: do grupo  de crianças de até 1 ano  (G1) ao grupo de até 6 anos   (G6).  O projeto previu também uma sala multiuso, além de outros banheiros. Ligando os dois pisos há uma plataforma elevatória.

*Quem foi Elisabete Anderle*

Graduada em Ciência Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Elisabete foi  professora e Pró-Reitora de Extensão na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Em julho de 2005, assumiu  como diretora da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Na sequência,   foi titular da pasta até fevereiro de 2007. Em março daquele ano tornou-se presidente da Fundação Catarinense de Cultura.

Elisabete Anderle tinha 60 anos e fazia tratamento contra um câncer, diagnosticado em 2004.  Faleceu no dia 17 de março de 2008.

Ela era viúva do professor Jacó Anderle, que morreu em julho de 2005.  O casal teve três filhos: Ricardo, Fernando e Elisa.