20/02/2020 - SEMAS - Social
Projeto Floripa Cidade Coração é aprovado na Câmara dos Vereadores de Florianópolis
O programa visa resgatar a cidadania de pessoas em vulnerabilidade social

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Projeto Floripa Cidade Coração é aprovado na Câmara dos Vereadores de Florianópolis

Em sessão nesta quarta-feira, 19, o projeto Floripa Cidade Coração da Prefeitura de Florianópolis foi aprovado. O projeto inovador no País, e no mundo em relação a Assistência Social, prevê, por exemplo, auxílio para crianças e adolescentes se reestabeleçam após o prazo de acolhimento. O projeto visa fortalecer vínculos familiares e reintegrar pessoas em vulnerabilidade social à sociedade. 

Serviços que compõem o programa Floripa Cidade Coração: 

Serviço de resgate social
O serviço ofertará trabalho emergencial de abordagem, busca ativa e resgate de pessoas em situação de rua de forma continuada durante 24h diárias, 7 dias por semana, dias úteis e feriados. A equipe será composta por enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico administrativo e motorista. 

Passarela da Cidadania 
O serviço surgiu no atual governo Gean Loureiro e agora está instituído por Lei. Ele ofertará serviço de alimentação, hospedagem, higiene e guarda volume. Também fica instituído serviço da equipe de sensibilização. 

Benefício Desacolhimento 
Será destinado a adultos que estão em processo de saída dos equipamentos de acolhimento institucional e jovem que, ao completar 18 anos, precisam sair do serviço de acolhimento institucional e familiar em busca de sua autonomia e inserção. O benefício prevê um salário mínimo nacional vigente durante seis meses podendo ser prorrogado por mais três. É importante ressaltar que existirá uma equipe técnica que fará a avaliação para concessão do benefício. 

Floripa amiga do leão 
A administração Municipal é autorizada a antecipar os valores para servidores municipais ativos ou não, ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio de crédito na folha de pagamento no mês de dezembro. Um incentivo para contribuição com fundos tão importantes que só serão mantidos em benefício desta população em questão. 

Semana de adoção e apadrinhamento afetivo 
A semana será feita a partir do dia 25 de maio, quando  é comemorado o dia nacional da adoção. A semana irá discutir temas como a importância da adoção tardia e promover eventos e conversas que conscientizam e sensibilizam a população que toda criança e adolescente merece um lar. 

Família guardiã para crianças e adolescentes 
O programa é destinado para crianças e adolescentes acolhidos por parentes afetivos ou consanguíneos quando os pais estão temporária ou definitivamente incapazes de cumprir sua função de cuidado e proteção. O família guardiã prevê ajuda de custos para o acolhimento destas crianças e adolescentes, e sempre serão avaliados pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social. 

Família guardiã para pessoas idosas 
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para Pessoas Idosas será feito por parentes afetivos ou consanguíneos cadastradas e habilitadas, residentes em Florianópolis, oferecendo os meios necessários à saúde, à alimentação, convívio social. Durante todo processo e após há acompanhamento direto da equipe da Assistência Social de Florianópolis. 

Família guardiã para pessoas em situação de rua 
O programa garante o acompanhamento e apoio sociofamiliar à pessoa da família que acolha pessoas em situação de rua, que a família esteja temporária ou definitivamente impossibilitada de cumprir sua função de cuidado e proteção. Será feito por parentes afetivos ou consanguíneos. 

Família acolhedora para crianças e adolescentes e família acolhedora para idosos 
A família acolhedora é destinada para crianças e adolescentes e idosos que será feito por pessoas que não precisam ter vínculos sanguíneos com o acolhido. O projeto fortalece vínculos e evita a ruptura de direitos oferecendo saúde, alimentação e convívio social, para que estas pessoas não estejam mais em vulnerabilidade social.