13/03/2020 - SMPMA - Pesca e Maricultura
SIM Fpolis e SIM Itajaí trocam experiências

foto/divulgação: Divulgação/PMF

SIM Fpolis e SIM Itajaí trocam experiências

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Florianópolis recebeu nesta última quinta-feira, dia 12/03, a equipe de fiscais do SIM de Itajaí para trocar experiências sobre o processo de adesão e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA.

A Diretora de Agricultura de Itajaí, Christianne Belinzoni e as fiscais Vanessa Minsky e Maria Fernanda Pfeilsticker acompanharam os fiscais do SIM-Fpolis, Fábio Indá e Eva Ota na visita técnica a um estabelecimento processador de moluscos bivalves que já está com SISBI.
 
Além das questões relacionadas ao SISBI, a equipe de Itajaí também conheceu um pouco sobre o manejo de ostras, vieiras e mexilhões e alguns aspectos referentes à produção de sementes de moluscos bivalves.
O SIM Itajaí está em processo final de reconhecimento de equivalência ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), por meio de auditorias do Ministério da Agricultura.

O SISBI tem a finalidade de padronizar a inspeção de produtos de origem animal em todo o país, permitindo que produtores locais possam fazer a comercialização em todo o mercado nacional. Além de reduzir a circulação de alimentos clandestinos entre estados, propicia o aumento do comércio formal de produtos, com crescimento das pequenas agroindústrias. Também fomenta o desenvolvimento socioeconômico das regiões inseridas no sistema e garante a segurança do alimento consumido.



galeria de imagens