24/03/2020 - SMS - Saúde
Unidades de Saúde atuam para conter a disseminação do novo coronavírus

foto/divulgação: Divulgação

CS

O funcionamento dos Centros de Saúde da Prefeitura de Florianópolis foi alterado seguindo o plano de contingência de disseminação do novo coronavírus na Capital. Todo o plano prioriza o contato direto do paciente com a equipe  preferencialmente pelo WhatsApp. 

As Unidades de saúde dão prioridade para procedimentos urgentes e adiam consultas eletivas, para priorizar o atendimento. Todas as urgências serão atendidas normalmente. Nos atendimentos eletivos, ou seja, sem urgência ou emergência, foram mantidos os atendimentos de primeira consulta de gestantes, gestantes com complicações ou em acompanhamento conjunto com alto risco ou outro especialista focal, gestantes a partir de 36 semanas, teste do pezinho, pessoas com problemas de saúde graves em investigação, pacientes oncológicos, pessoas que necessitam DE renovação de receitas de controle especial, pessoas com transtornos de humor e ansiedade instáveis, entre outros. 

As farmácias estão funcionando dentro dos Centros de Saúde com entrega mantida. As renovações de receitas podem ser solicitadas pelo celular. As de medicamentos de uso contínuo valem por doze meses, e as de controlados seguem orientação Federal, valendo por 90 dias. No caso dos medicamentos especializados, para pessoas que utilizam a Farmácia Escola (UFSC), é preciso aguardar o contato com o horário agendado para retirada.

As salas de vacina continuam funcionando. A vacina de H1N1 será feita em outros locais e não nos Centros de Saúde, os locais serão divulgados ao longo da semana.  

Nos Centros de Saúde, as pessoas identificadas com sintomas respiratórios fazem uso de máscaras e ficam em salas separadas no espaço, além de utilizarem outro banheiro, longe dos demais pacientes do local. 

Leites e fórmulas especiais estão sendo disponibilizados por até 60 dias, com horários agendados, evitando que os pais ou responsáveis se exponham a riscos de doenças respiratórias, como o novo coronavírus. Os pedidos de renovação são feitos por WhatsApp com a equipe de saúde que atende as famílias. As consultas de gestantes e recém-nascidos está mantida, com agendamento prévio também pelo aplicativo. 

A população que precisar entrar em contato com a sua equipe de referência dentro dos Centros de Saúde pode acessar os números por meio do link: https://bit.ly/whatsappcentrodesaude. 
 
Pessoas que vivem com HIV que possuem alguma dúvida sobre a doença em relação ao novo coronavírus, e outras questões, podem entrar em contato com seu profissional de referência nos Centros de Saúde, ou com as equipes dos Centros de Testagem de resposta Rápida. 

Centro - (48) 99808-6856
Continente (48) 99959-3242
Sul (48) 99603-4203
Norte (48) 98849-4499