25/03/2020 - GAPRE - Saúde
CORONAVÍRUS | Prefeitura quer adquirir itens para testagem em massa

foto/divulgação: DIVULGAÇÃO

CORONAVÍRUS | Prefeitura quer adquirir itens para testagem em massa

Durante Live no facebook, o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro anunciou mais medidas de combate à pandemia do Covid-19 na Capital. Em parceria com municípios da Grande Florianópolis: Biguaçu, Palhoça, e São José, a administração municipal quer adquirir testes para identificação em larga escala de pessoas que possam estar contaminadas pelo Coronavírus e padronizar as etapas da ação, que compreendem a identificação, notificação e isolamento social. A medida vai auxiliar no controle da doença, já que os casos suspeitos e positivos estarão isolados da população saudável.
A administração municipal avalia a medida como positiva. Essa mesma ação foi adotada com sucesso na Coréia do Sul, que em comparação com outros países, apresenta atualmente, uma baixa taxa no surgimento de novos casos. O país estava no epicentro da pandemia e com essa medida, conseguiu desacelerar a curva do contágio através testagem em massa para identificação da doença, mesmo nos casos de pessoas que apresentavam sintomas leves. A medida foi combinada com outras ações, como a do distanciamento social e geral e voluntário.
“Neste momento, reforço que é preciso que a população respeite a quarentena e fique em casa para seguirmos achatando a curva do contágio. Enquanto isso, não estamos parados, assistindo tudo isso. Estamos trabalhando amparados pela inteligência em saúde para que possamos ter medidas seguras para a população começar a voltando a sua rotina normal, em segurança, sem risco de contágio.
Suporte aos autônomos de baixa renda

Durante a coletiva pela rede social, Loureiro também anunciou medidas de suporte aos trabalhadores autônomos de baixa renda. Esses autônomos que são beneficiários do Bolsa Família, cadastradas no Cadúnico receberão um cartão-alimentação de R$ 100 reais mensais. Cerca de duas mil famílias serão contempladas. O investimento previsto pela administração municipal nesta medida é de R$ 200 mil.
Juro Zero Floripa Especial
Microempreendedores e microempreendedores individuais também vão poder contar com suporte para a retomada dos seus negócios após este período de baixa. Por meio do programa Juro Zero Especial, o empreendedor dessas modalidades terão carência de 90 dias para o pagamento da primeira parcela para os novos créditos. Além dos juros do crédito, a Prefeitura ainda pagará os juros da carência para os empreendedores.
O valor do empréstimo para MEIs será maior: o valor terá aumento de R$ 2 mil para R$ 3 mil. O prazo do parcelamento para essa modalidade será de 12 meses para reduzir o valor do pagamento mensal. Para solicitar esse tipo de empréstimo, o empreendedor deverá entrar em contato com o Banco do Empreendedor, instituição financeira operadora do programa.
A tomada de crédito especial também será liberada para àqueles que já atingiram o limite de créditos previstos pelo programa. O requisito de ter pelo menos um funcionário registrado não será exigido das microempresas que desejarem tomar o crédito pela segunda vez. A necessidade da empresa estar associada a uma entidade de classe também não será obrigatória.
A empresas que possuem operações ativas do programa Juro Zero Floripa e que tiverem dificuldades de pagar as parcelas à vencer, poderão refinanciar o saldo devedor, sem prejuízo dos juros subsidiados pela Prefeitura. Os empreendedores que tomaram crédito e que estiverem com suas parcelas em dia até Fevereiro/2020, mesmo que a operação ainda não esteja quitada, poderão solicitar o crédito especial.