28/03/2020 - SME - Educação
Secretaria de Educação doa protetores faciais para profissionais da saúde
Equipamentos foram fabricados com impressoras 3D que ficam em Espaços Makers no CEC e na EBM Tapera

foto/divulgação: Arquivo SME

Os equipamentos foram produzidos em parceria com a UFSC e o IFSC.

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Florianópolis conta com duas impressoras 3D nos chamados “Espaços Makers”, um localizado no Centro de Educação Continuada (CEC) e outro na Escola do Futuro da Tapera. Para contribuir com a saúde municipal em meio à pandemia do novo Coronavírus, esses dois equipamentos foram colocados à disposição para fabricação de protetores faciais (face shield).

Em uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que estão responsáveis por cuidar da produção dos protetores, o Departamento de Tecnologia Educacional da SME deve começar a entregar já na semana que vem os equipamentos, que diferentes das máscaras convencionais, são reutilizáveis, basta realizar a higienização.

Um protetor facial é produzido a cada 2 horas e 30 minutos, e pelo menos 100 equipamentos serão entregues à Saúde. O secretário municipal de Educação da Capital, Maurício Fernandes Pereira, ressalta que esta é uma boa maneira de contribuir e mostrar a importância de novas tecnologias em sala de aula.

“A SME vem investindo em espaços makers nas escolas e acredita que projetos como esse contribuem para a construção de aprendizagens que façam sentido e significado aos estudantes. Fornecer os protetores faciais aos profissionais da saúde nos ensina a importância de unirmos esforços e aprendizagens em prol da vida.”

Para o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, estes equipamentos realmente farão diferença para a proteção dos profissionais.

"As máscaras de proteção facial face shield são reutilizáveis e ajustáveis, o que é de extrema importância para os nossos profissionais que estão na ponta atuando. O equipamento evita que gotículas, salivas e fluídos nasais atinjam o rosto dos profissionais trazendo mais segurança para os que estão atuando”, explica o secretário.