02/04/2020 - SMS - Saúde
Prefeitura de Florianópolis incentiva que pessoas sem sintomas usem máscaras caseiras ao sair de casa

foto/divulgação: Divulgação

Máscara de pano

Baseado em estudos científicos recentes, o departamento de gestão clínica da Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Saúde, recomenda o uso de máscaras caseiras para pessoas sem sintomas de coronavírus como medida de prevenção da doença. 

As máscaras caseiras devem ser utilizadas em situações onde é preciso sair do isolamento social para compra de medicamentos, ou uma ida ao supermercado. Os estudos científicos internacionais demonstraram que o uso de qualquer tipo de máscara, mesmo as feitas em domicílio podem aumentar a proteção da população contra o novo coronavírus. 

O uso do utensílio deve ser associado a lavagem de mãos, e todas as medidas de prevenção necessárias ao COVID19. A medida impede a disseminação pelo contato com gotículas infectas, maneira de transmissão da doença. 

As máscaras de pano não são recomendadas para profissionais de saúde e pessoas que possuem algum sintoma da doença, mas, para pessoas sem sintomas ajuda na prevenção do vírus. Os profissionais de saúde durante atendimento, e pessoas que atendem pessoas suspeitas ou casos confirmados devem usar máscaras cirúrgicas. 

A medida de recomendação irá auxiliar a continuidade do trabalho dos profissionais de saúde, incentivando que as pessoas que não precisem, não comprem máscaras cirúrgicas. As máscaras domésticas são de uso estritamente pessoal, não devendo ser compartilhada em hipótese alguma. 
Pessoas com suspeita ou confirmação de COVID-19 devem ficar isoladas e sair do quarto apenas em situações de urgência ou necessidade. Nessas ocasiões, assim como quando em contato com outras pessoas, deve sempre utilizar máscara cirúrgica. 

Confecção das máscaras

As pessoas podem confeccionar suas próprias máscaras ou adquiri-las. Recomendamos que ao adquirir máscaras a população procure dar preferência para costureiras locais, girando a economia e ajudando famílias da sua região.
Os tecidos recomendados para utilização como máscara são, em ordem decrescente de capacidade de filtragem de partículas virais: Tecido de saco de aspirador, Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%), tecido de algodão (como camisetas 100% algodão), fronhas de tecido antimicrobiano, Fronhas comuns de linho, cachecol/lenço. 

Medidas de higienização de máscaras de pano 

Para higienização é preciso deixar imersa a máscara em solução com água sanitária (diluição: 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água) por 30 minutos. Antes de reutilizá-la, deixar secar bem. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.

O uso de máscaras domésticas não substitui em hipótese alguma todas as outras medidas de higienização tais como lavagem das mãos, etiqueta da tosse. Se o cidadão da cidade apresentar quaisquer sintomas de coronavírus deve entrar em contato com o Alô Saúde Floripa pelo 0800-333-3233.


arquivos para download