06/04/2020 - SES - Saúde
Residentes da ESP atuam em aeroporto na Força Tarefa COVID-19

foto/divulgação: Floripa Airport

Floripa Airport

Residentes da Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis estão auxiliando a equipe da Vigilância em Saúde do município no enfrentamento e contenção do COVID-19 através de Barreira Sanitária no aeroporto da cidade.

A equipe composta por residentes, equipe da vigilância sanitária e profissionais de saúde do aeroporto realizam triagem dos passageiros que desembarcam no Floripa Airport. A triagem acontece por meio de registro em formulário, aferição de temperatura, identificação de possíveis sintomas da COVID-19, higienização com álcool gel e distanciamento de aglomerações. Os dados de passageiros sintomáticos são separados dos demais e enviados à Vigilância Epidemiológica do município. Todo o processo acontece respeitando o protocolo recomendado e seguindo orientações dos decretos municipais.

O protocolo tem como objetivo avaliar a saúde da população que desembarca na cidade, conduzindo para atendimento as pessoas que apresentam sintomas. É competência do município a fiscalização do seu território, avaliando a entrada e circulação de moradores e não moradores.

Esta oportunidade possibilita aos residentes atuarem junto à vigilância em saúde do município, vivenciando a articulação entre gestão em saúde em situações de emergência, ações de vigilância e o trabalho multiprofissional e em equipe.