14/04/2020 - SMS - Saúde
Prefeitura de Florianópolis começa amanhã a testagem de pessoas para COVID-19 em drive-thru e Centros de Saúde

foto/divulgação: Leonardo Sousa

testes

A Prefeitura de Florianópolis, começará amanhã (15), a testar pessoas para o novo coronavírus em mais dois esquemas, além da testagem a domicílio. A testagem será agora realizada no Terminal de Integração da Trindade (Titri) em esquema drive-thru das 9h às 16h e Centros de Saúde de Florianópolis.

Serão testadas pessoas com sintomas respiratórios a partir do 7° dia de infecção, com encaminhamento clínico para a testagem, feitos pela Vigilância Epidemiológica. Neste primeiro momento, serão testadas 400 pessoas que já aguardavam o exame. Inicialmente em fase de implantação serão testadas 100 pessoas por dia.

O modelo utilizado na cidade tem capacidade maior para testagem que o feito na Coreia do Sul, que testou em torno de 700 pessoas por dia por milhão de habitantes.

No momento, Florianópolis recebeu 35 mil testes, 10 mil de PCR e 25 mil testes rápidos. A compra de mais testes será feita após análise do comportamento epidemiológico da população, ou seja, quando houver necessidade, mais unidades serão compradas.

Testagem no aeroporto

No aeroporto internacional Hercílio Luz, a testagem tem previsão para começar na quinta-feira (16). Serão testadas pessoas conforme avaliação clínica no local. Lembrando que só serão testadas pessoas após avaliação, não é um local onde a população chega e faz a testagem sem recomendações.

Fluxo da testagem

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que só serão testadas pessoas com suspeita do novo coronavírus, após avaliação clínica. Caso a pessoa tenha qualquer sintoma do novo coronavírus, a recomendação é ligar para o Alô Saúde Floripa no 0800-333-3233. A central é onde os casos suspeitos são encaminhados após avaliação para a determinação de realização de exame, que é realizado pela Vigilância Epidemiológica e Equipes de Saúde da Família.
O órgão também alerta que as pessoas continuem atualizando o seu cadastro no SUS de maneira online, sem sair de casa, com o Centro de Saúde mais próximo da sua residênca. Para esse cadastro é só enviar foto do comprovante de residência atualizado, CPF, RG e nome completo para os números do link: bit.ly/cadastrosusfloripa. Após o cadastro entre 24h e 48h a atualização será concluída.