13/05/2020 - SMS - Saúde
Simulação da FioCruz demonstra curva de COVID-19 sem medidas restritivas

foto/divulgação: https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br

Gráfico FioCruz

 

A Prefeitura de Florianópolis, desde o início da pandemia do novo coronavírus e do anúncio dos primeiros casos confirmados no país, vem tomando medidas para conter a disseminação do COVID-19 na Capital. Com medidas anteriores a todas as cidades do Estado, ou do próprio governo estadual, a equipe técnica da Secretaria de Saúde foi capaz de desenvolver ações que demonstram que por conta da Capital, o número de incidência da doença foi menor em Santa Catarina. 

Os dados mostrados a partir de um gráfico da Fundação Oswaldo Cruz a Fiocruz, demonstram como estaria a curva de contágio da Capital, caso tivesse o mesmo padrão de crescimento do estado de Santa Catarina, o que pode refletir nas diferenças das medidas de distanciamento social. Em Florianópolis, a quarentena foi mantida por mais tempo, e com mais restrições para funcionamento de espaços liberados.

No gráfico, a linha azul demonstra como está a curva real de óbitos e casos acumulados de COVID-19 em Santa Catarina. Em preto, a projeção de como seria se a administração municipal tivesse seguido as mesmas recomendações. Por último, em verde mais claro, o gráfico demonstra como está atualmente a situação do Município. 

Esta projeção, feita com um limite de tempo de 30 dias, sugere que num momento em que Florianópolis estava com 340 casos e 6 mortes, poderíamos estar com mais de 2000 casos e 48 mortes. 

Algumas medidas que demonstram a baixa curva da cidade são, a compra de 35 mil testes para testagem em massa de pessoas com suspeitas, que possibilitou que a cidade tivesse o 1° aeroporto do Brasil testando pacientes com suspeita de COVID-19. A recomendação do uso de máscaras de pano, obrigatórias desde o dia 17 de abril, e monitoramento de contatos próximos dos casos suspeitos.


galeria de imagens