29/06/2020 - FCFFC - Cultura
Street Art Tour: primeiro tour guiado pela cena de arte urbana de Floripa transmitido ao vivo

foto/divulgação: Tuane Ferreira

Rodrgo Rizo

O Street Art Tour lança o Live Tour neste sábado, às 16h, iniciativa que surgiu como alternativa aos tours presenciais pelas obras da cena de arte urbana de Floripa em tempos de Pandemia e necessidade de distanciamento social. Será uma visita guiada pelo jornalista Rodrigo Stüpp, do Guia Manezinho, na região do novo mural que está sendo pintado pelo artista Rodrigo Rizo. O tour  terá duração média de 40 minutos e será transmitido ao vivo no perfil de Instagram do Street Art Tour -  @streetarttourfloripa.

A região escolhida foi a da Praça Pio 12/Largo do Fagundes, ao lado das Lojas Americanas, no Centro, onde fica uma galeria de murais que passa despercebida por quem transita por ali. A visita será uma oportunidade de a população conhecer um pouco do trabalho de pelo menos dez artistas que têm suas obras no local e saber mais sobre o mural de Martinho de Haro, localizado no antigo prédio da  Fatma.

Ao final do tour, vai ter um bate-papo com os artistas Rodrigo Rizo, Tuane Ferreira e Rodrigo Pasmo, que estão pintando o mural Natureza do Desterro, iniciado no último dia 17, com previsão de inauguração no início de julho.

O tour poderá ser acompanhado somente virtualmente, pelo Instagram. Não serão aceitos visitantes na hora, alerta Stüpp.

Natureza do Desterro

O novo mural de grandes dimensões do Street Art Tour Natureza do Desterro é assinado pelo artista Rodrigo Rizo. Está sendo pintado em paredão de 420 metros quadrados, na lateral do Hotel Zip, localizado no alto da Rua Felipe Schmidt.

O mural, com 10 metros de largura por 33,5 metros de altura, é um convite à reflexão sobre a cidade num mundo pós-pandemia. Conceitualmente, a obra parte de uma personalidade feminina que representa um espírito ancestral da natureza e emerge da superfície da água, como uma ilha. Está cercada de vida, com ilustrações de espécies da fauna e flora presentes na cidade.

A ideia, segundo Rizo, é que as pessoas possam se identificar com a paisagem, que tenham o sentimento de pertencimento e, mais que isso, atentem para a necessidade de preservação do lugar onde vivem.

Sobre o Street Art Tour

É um movimento que começou em 2019 com o propósito de fomentar a cena de arte urbana na Capital. Para este ano, estão previstas uma série de atividades com diferentes artistas e vários estilos de pintura mural, além de tours guiados para a população — em versão virtual e presencial, quando for possível, projeto de realidade aumentada e novidades no aplicativo.

O Street Art Tour é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Angeloni Supermercados, Corporate Park, Fiori Empreendimentos e Hotel Zip. Apoio da Anjo Tintas, Ondrepsb,
MTN Brasil e Guia Manezinho.  A coordenação geral é do Studio de Ideias.