29/06/2020 - FCFFC - Cultura
"Arqueologia do impossível", de Luanda Olívia
Será a próxima exposição on-line apresentada no Instagram oficial da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

foto/divulgação: Divulgação

Nanquim, aquarela, grafite e lápis de cor sobre papel 200g

Dando continuidade as mostras on-line de exposições realizadas em seus espaços expositivos as quais foram selecionadas pelos editais lançados em 2019, a Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, apresenta "Arqueologia do impossível", da artista visual Luanda Olívia.

 

“Arqueologia do impossível” propõe reflexões sobre relações mútuas e paradoxais entre artista e personagem, real e ficcional, obra e esboço.
A proposta é composta por dois eixos interdependentes: por um lado, traz a narrativa ficcional de uma artista-personagem, a “Arqueóloga”, e os fragmentos de narrativas ficcionais trazidos de suas expedições por locais fantásticos visitados em sonho, na série “Esboços possíveis para frestas impossíveis”. Outro eixo apresenta obras produzidas anteriormente, em uma arqueologia dos trabalhos que foram pouco a pouco construindo a poética em questão. Fragmentos das “frestas” podem ser vislumbrados em obras que se apresentam como relíquias do processo. 

 

Semanalmente são disponibilizadas duas mostras no instagram oficial da FCFFC (@fundacaofranklincascaes) e "Arqueologia do impossível" é a quarta delas. 

“Aquarim II”, de Fernando JC Andrada;  "Bienal Black Brasil Art", exposição coletiva com o tema Mulheres (in)Visíveis; e "Floripa, sua linda!", de Gabriela Luft já podem ser conferidas e posteriormente serão expostas:

As Ilhas da Ilha, de Edson Faria Júnior;

Transculturalidade em paisagem, de Lucas Passold;  

Imagens e Memórias de uma Ilha, de Onildo Borba;

Panorâmicas do desejo, de Ana Sabiá, com curadoria de Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky;  

Inundação, de Maurício Muniz.