21/07/2020 - SMS - Saúde
Testagem em servidores auxilia afastamento e identificação de assintomáticos

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

PCR

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, desde o dia 8 de julho, foram feitos 1.747 testes em profissionais da Secretaria de Saúde. Destes, nove foram positivados. Da Comcap, até o momento, foram testados 374 empregados, e seis deram positivo para a doença. Nos servidores da Guarda Municipal de Florianópolis foram feitos 165 testes e quatro deram positivo.

Todos os contatos positivos foram afastados para isolamento e estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica de Florianópolis.
O objetivo da testagem foi identificar os casos assintomáticos de Covid-19 e impedir que eles disseminem o vírus à população, isolando o mais rápido possível estas pessoas.

A testagem foi feita com exames do tipo RT-PCR, utilizando a metodologia de testagem em pool (teste em grupo), o mesmo método utilizado para testagem dos funcionários do transporte coletivo.

Os exames foram fornecidos pela empresa de biotecnologia Neoprospecta e sua spin-off BiomeHub a partir de doações do Movimento Floripa Sustentável, por meio do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (Fera-SC), e Vale S/A.