29/07/2020 - FCFFC - Cultura
FUNDAÇÃO FRANKLIN CASCAES CHEGA AO SEU 33º ANIVERSÁRIO

foto/divulgação: PMF

Aniversário

O dia 29 de julho de 1987 foi marcado na história da capital dos Catarinenses, pois nascia a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes trazendo algo novo para a cidade. No início a sede da Franklin Cascaes encontrava-se no Portal Turístico, na cabeceira continental das Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Sales.

Junto a este prédio histórico a Fundação surge para suscitar ações culturais, além de fomentar políticas públicas para a nossa cidade, sendo o seu papel zelar pelo patrimônio cultural material e imaterial de sua gente.

A memória afetiva sendo promovida, difundida e propagada como a cultura popular por meio de suas múltiplas expressões como o boi-de-mamão, o pau-de-fitas, os engenhos de cana de açúcar e farinha, as brincadeiras, lendas e mitos de toda a ilha, as suas músicas e tradições, seu rico e lindo artesanato com as famosas e bem trançadas rendas de bilro além da sua deliciosa e criativa gastronomia.

Hoje ao completar 33 anos de atuação mostra-se cada vez mais sólida mesmo em tempos de pandemia do Coronavírus, tendo como um de seus objetivos reafirmar os seus propósitos e fortalecer os setores culturais.

Se faz necessário lembrar que o trabalho é voltado para mostrar toda uma pluralidade de expressões artísticas, visuais e cotidiana como princípio fundamental para uma sociedade livre e democrática, além da importância de ter a Prefeitura de Florianópolis e a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude como aliada e que lhe proporciona todo suporte técnico, intelectual e financeiro.

As atividades desenvolvidas são pensadas, planejadas e executadas a fim de afirmar uma cultura múltipla, permanente e mais inclusiva em prol do acesso aos cidadãos, e agora também ao mostrar os seus projetos de forma virtual através de suas redes sociais.

Para comemorar esta data tão singular, nesta quarta-feira, a Fundação Cultural Franklin Cascaes oferecerá aos munícipes, a exibição de um documentário chamado Franklin Cascaes – Histórias do Mestre Cascaes, produzido pela SetCom Produtora Audiovisual, gentilmente cedido para homenagear o nosso grande Folclorista, cujo nome foi dado a esta instituição.

Ressaltamos que há poucos dias Florianópolis ganhou um lindo e grandioso presente, a assinatura para os serviços de restauro e reforma do Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição.

Este espaço faz parte dos equipamentos Culturais da Prefeitura, tendo a sua gestão pela aniversariante do dia, a Fundação Cultural Franklin Cascaes.

Aos servidores desta instituição o nosso muito obrigado e vida longa a Fundação, e um agradecimento especial a todos aqueles que juntos trabalham para perpetuar os nossos costumes, as nossas tradições e as suas mais diversas expressões artísticas, manifestando e levando o conhecimento, a alegria e todas as suas peculiaridades para todos os cantos da nossa ilha e continente.