31/07/2020 - RESIDUOS - Comcap
PMF vai pagar por tratamento de resíduos orgânicos em comunidades
Edital de concorrência vai definir sete pátios que serão incentivados por projeto de valorização de orgânicos

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli/Divulgação Comcap

Compostagem no pátio modelo do Jardim Botânico de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis vai passar a pagar por serviços de tratamento de resíduos em pátios de compostagem. O anúncio será feito pelo presidente da Comcap, Lucas Arruda, em Webinário Compostagem Floripa na tarde desta sexta-feira (31).

A conversa ocorrerá na companhia de Hazael Batista, diretor de Pesca, Maricultura e Agricultura da Prefeitura de Florianópolis e coordenador do programa municipal de agricultura urbana Cultiva Floripa, e do agroecologista Felipe Thiago de Jesus, diretor de estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba.

De acordo com o diretor presidente da Comcap, nas próximas semanas será publicado decreto que estabelecerá a possibilidade de usar recursos destinados ao tratamento de resíduos sólidos domiciliares para pagar o tratamento dos orgânicos em pátios de compostagem. Sem alterar os custos públicos atuais, cada tonelada desviada de aterro sanitário, poderá ser remunerada em R$ 156, aponta Lucas Arruda.

“Será um modelo inovador, mas muito simples. O modelo sustentável de agricultura urbana que praticamos em Floripa exige a produção local dos insumos, por isso é necessário transformar resíduos em composto orgânico”, informa. As regras para pagamento e o modelo de negócio serão articulados e validados com toda transparência e participação do setor público, organizações civis e microempreendedores sociais na órbita do programa municipal de agricultura urbana Cultiva Floripa.

Incentivo a sete pátios

Em paralelo, informa Lucas, chegou a hora de concretizar as ações do projeto de “Ampliação e Fortalecimento da Valorização de Resíduos Orgânicos no município de Florianópolis”, segundo colocado nacional em edital do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) e viabilizado por acordo de cooperação financeira com o Fundo Socioambiental Caixa.

Já estão prontos os materiais de educação ambiental e, nas próximas semanas, será lançado edital de concorrência para cinco novos pátios de compostagem que terão suporte de infraestrutura, capacitação e pessoal. Outros dois pátios já consolidados, o Pacuca no Sul da Ilha e a Revolução dos Baldinhos, no continente, também terão recursos para melhorias. Incluem o projeto os pátios institucionais da Comcap, onde já são processadas 10 toneladas/dia de resíduos orgânicos, e da Floram.

Coleta de orgânicos

Para desenvolver a coleta ponto a ponto de resíduos orgânicos, a Comcap adquiriu dois veículos utilitários. Na verdade, explica Arruda, em razão das metas Floripa Lixo Zero 2030, a Prefeitura de Florianópolis acabou acelerando as ações de valorização da fração orgânica, com investimento de mais de R$ 2 milhões em compactador para coleta de verdes (resíduos de quintal e jardim), picador florestal e peneira e para dois caminhões do tipo satélite que permitirão coletar orgânicos (resíduos de cozinha).

Fazenda agroecológica modelo

No Jardim Botânico de Florianópolis, está em instalação equipamento baseado na fazenda urbana modelo inaugurada este mês em Curitiba. O espaço modelo servirá para apresentação das melhores práticas agroecológicas e sintrópicas.