13/08/2020 - SMS - Saúde
Florianópolis já realizou mais de 83 mil atendimentos de telemedicina

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Lívia Hinz Caliço Médica de Família e Comunidade

 

Em Florianópolis, com a chegada da pandemia do novo coronavírus e de novos equipamentos cedidos pela administração municipal, o Sistema Único de Saúde, o SUS da Capital, já realizou 83.760 atendimentos online para pacientes nos Centros de Saúde. 

Desde o dia 16 de março foram realizadas na Capital 232.563 consultas médicas, sendo 57.924 teleconsultas para 103.467 pessoas. Para os atendimentos de enfermagem foram registrados 116.515 consultas, sendo 25.836 em teleconsultas para 66.704 pessoas. 

Os atendimentos são para acompanhar pessoas com doenças crônicas, pré-natal, ou até mesmo observar alguma queixa dos pacientes. O serviço auxilia para que as pessoas não se exponham indo até o Centro de Saúde, e continuem sendo acompanhados pela equipe. 

Aliado ao serviço, desde o dia 16 de março a cidade conta também com o Alô Saúde Floripa, uma central que atende 24h por dia, todos os dias da semana, pessoas com diversas necessidades. O Alô Saúde proporciona para a população a oportunidade de tirar dúvidas sobre testes de coronavírus, avisar caso estejam com suspeitas da doença, falar de uma dor de cabeça, ou outras doenças às equipes.  

Os dados contribuem para que a capital continue investindo em atenção primária à saúde e monitorando pacientes para que os mesmos evitem possíveis internações, ou complicações por outras doenças. A ação auxilia para não sobrecarregar do sistema de saúde e cumpre a acolhida proposta pelo SUS a nível municipal.