26/11/2020 - FSLNR - Se Liga na Rede
Blitz de fiscalização lacra, multa e autua imóveis com esgoto irregular no Norte e no Sul da Ilha
Força-tarefa do Grupo Sanear Floripa retorna a bairros visitados nas últimas operações, como Santinho, Ingleses e Campeche

foto/divulgação: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede

Técnicos do Se Liga Na Rede prestam suporte à fiscalização da Blitz Sanear no Norte da Ilha

Força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan retornou, em blitz contra esgoto irregular realizada nesta semana, a bairros do Norte e do Sul da Ilha visitados na última operação, em ação que resultou em novos lacres, multas e autuações a proprietários de imóveis com ligações clandestinas e extravasamento de fossa. 


Com as fiscalizações iniciadas em Santinho, um condomínio de dez apartamentos na Servidão Maria Emília da Silva – logradouro sem rede coletora –, com fossa extravasando até a rede pluvial, foi multado pela Floram por crime ambiental. Ainda na segunda-feira (23/11), a força-tarefa flagrou imóvel na Servidão do Jura, em Ingleses, com esgotos de tanque e máquina de lavar conectados à drenagem – o proprietário também foi multado. 


Nos outros dois dias de operação, a Blitz Sanear – força-tarefa formada por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – foi do Norte ao Sul da Ilha: até o Campeche, na terça-feira (24), e o Rio Tavares, na quarta (25).


No Campeche, a equipe fiscalizou terreno de duas casas na Rua Tereza Lopes, via que liga o bairro ao Morro das Pedras, com dois tubos saindo na rede pluvial. Ambos serão lacrados pela Intendência. Na Rua Canto do Beija-flor, a rede coletora, ainda que inativa, encontrava-se cheia de esgoto e terá de ser concertada. 


Por fim, no Rio Tavares, as fiscalizações concentraram-se em comércios localizados na SC-405. Dentre os oito empreendimentos inspecionados, a Vigilância Sanitária multou uma serigrafia com esgoto do banheiro vazando a céu aberto e autuou uma loja de móveis com caixa de gordura sem tampa.

 
Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Com mais de 100 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Campeche, Daniela e Santinho.