01/03/2021 - SME - Educação
Educação da Capital cria comissão para 200 anos de Anita Garibaldi
Grupo irá organizar eventos para comemorar trajetória da “Heroína de Dois Mundos”

foto/divulgação: Arquivo SME

A comissão irá planejar, organizar e gerenciar as atividades de caráter histórico e cultural em comemoração aos 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi.

A Secretaria de Educação de Florianópolis instituiu uma comissão para planejar, organizar e gerenciar as atividades de caráter histórico e cultural em comemoração aos 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi.

 

 

 

Ao lado de seu companheiro Giuseppe Garibaldi, a “Heroína de Dois Mundos", cinquenta anos antes da república ser proclamada no Brasil, empunhou armas e participou de dezenas de batalhas em prol dos ideais republicanos e para a implantação da República Catarinense (Juliana), da República Rio-Grandense, da República do Uruguai e da República Romana.

 

 

 

Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita Garibaldi, nasceu em 30 de agosto de 1821 em Laguna, Santa Catarina. Faleceu em 4 de agosto de 1849, na Itália.

 

 

 

A comissão irá fomentar ações formativas, visando a promoção e a difusão da história de Anita Garibaldi e mobilizar a rede municipal de ensino da Capital para promover estudos e pesquisas, resultando em poesias, desenhos, pinturas, entre outras formas culturais.

 

 

  

As ações planejadas encerram-se oficialmente em 30 de agosto.

 

 

 

Casal se conhece no campo de batalha

 

 

A Revolução Farroupilha ocorreu de 1835 a 1845 na província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Os revoltosos buscavam mais autonomia para as províncias, baixa dos impostos cobrados no comércio brasileiro de couro e charque, além do fim da entrada desses produtos no Brasil, vindo de outros países a preços baratos.

 

 

 

Os revolucionários, sob as ordens de Bento Gonçalves, em setembro de 1835, tomaram a cidade de Porto Alegre. No ano seguinte, obtiveram outras vitórias contra as tropas imperiais. Foi proclamada a República Rio-Grandense.

 

 

 

Na região atual do estado catarinense, invadida pelos farrapos, em 1938, Lages foi declarada pertencente ao território gaúcho.

 

 

 

No dia 24 de julho de 1839 foi a vez de fundarem a República Juliana, cuja capital seria Laguna. Coube a Davi Canabarro e Giuseppe Garibaldi liderarem essa ação. 

 

 

 

O general italiano Giuseppe havia desembarcado no Rio de Janeiro, em 1835, depois de ter lutado pela unificação da península itálica sob a forma de república. Como o golpe fracassou, Giuseppe foi condenado à morte. Começou, então, uma vida de exílio, passando pela França e em seguida, pelo Brasil.

 

 

 

Foi em terras catarinenses que Giuseppe conheceu a sua companheira Anita, que também lutava na revolução. Ela tinha 18 anos, ele, 32 anos.

 

 

 

A República durou poucos meses, em 15 de novembro de 1839 ela foi extinta. Houve um ataque violento de tropas do governo. Davi e Giuseppe conseguiram fugir.

 

 

 

Anita foi capturada. Havia rumores que o marido havia sido morto. Inconformada, escapou a cavalo para procurá-lo. Encontrou-o na cidade de Vacaria (RS).

 

 

 

A revolução só terminaria em 1845, quando uma proposta de Duque de Caxias foi aceita. Foi concedida anistia geral, bem como reapropriação das terras confiscadas pelo governo e a incorporação dos oficiais revoltosos ao exército nacional.

 

 

 

Todos os escravos envolvidos na luta foram libertados, além da criação de um imposto que rendia aos estancieiros gaúchos 25% sobre toda a carne salgada que viesse da região platina.

 

 

 

Filhos e morte

 

 

 

No Uruguai, o primeiro filho de Anita e Giuseppe nasceu em 16 de setembro de 1840, Domênico Menotti. O casal teve mais três filhos.

 

 

 

Em 1842 casam-se na paróquia de San Bernardino, em Montevidéu. No mesmo ano explodiu a guerra contra a Argentina. A dupla participou desse conflito.

 

 

 

Na Itália, Anita acompanhou o marido em lutas pela unificação do país, demonstrando bravura.

 

 

 

Em 1849, seguiram para um combate em Roma, mas são perseguidos. Durante a fuga, grávida, com cavalgadas noturnas, dormindo ao relento e com má alimentação, Anita é acometida pela febre tifoide, doença causada pela bactéria Salmonella enterica typhi, que atravessou a parede do intestino delgado e caiu na corrente sanguínea.

 

 

 

Faleceu no dia 4 de agosto daquele ano em Mandriole, Itália. Anita estava com 27 anos de idade. Giuseppe morreu na Ilha Caprera, Itália, em 2 de junho de 1882, aos 74 anos.


galeria de imagens