01/04/2021 - SMI - Infraestrutura
Concluída etapa da reforma do Casarão Bento Silvério
Restauro do madeiramento e telhas da cobertura da edificação histórica no Centrinho da Lagoa da Conceição já foi finalizado

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Edificação da antiga estação radiotelegráfica data de 1912

 

A Prefeitura de Florianópolis já finalizou o restauro do madeiramento e telhas da cobertura, assim como está para concluir os serviços de reboco, do Casarão Bento Silvério, no Centrinho da Lagoa da Conceição. Afinal, a edificação da antiga estação radiotelegráfica construída em 1912 com traços da arquitetura do período pós-revolução industrial, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico do Município em 1985, encontra-se em reforma. É mais uma obra conduzida pela Secretaria de Infraestrutura que contribui para a preservação da memória local para as novas e futuras gerações.

 

 

“As obras levam em consideração a necessidade de resguardar a tipologia arquitetônica do Casarão, mas também oferecer um espaço mais seguro e confortável a quem for usufruí-lo, inclusive aos finais de semana”, destaca o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina. É que a edificação e a Casa das Máquinas, que fica ao lado, compreendem o Centro Cultural Bento Silvério, sede da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. 

 

 

 A reforma implica na restauração da estrutura do prédio em si, ou seja, de toda a alvenaria, tomando o cuidado, por exemplo, de remover o reboco mal aderido e substituí-lo por novo de mesma qualidade do original, bem como de restaurar as pinturas artísticas do rodateto; da cobertura, com a substituição de partes do forro e da estrutura do telhado, ambos de madeira, e trocas de todas as ripas e telhas, e das esquadrias de madeira e do piso de ladrilho hidráulico, que terá restauro e recomposição.


 Além de novas instalações elétricas (cabeamento, iluminação, tomadas e interruptores) e hidrossanitárias, inclusive, com acessibilidade de banheiros – as quais encontram-se em execução, assim como o restauro das esquadrias de madeira. Sendo que também estão previstas instalações preventivas contra incêndio e de climatização central.


Os serviços, executados pela Planalto Engenharia LTDA EPP, têm prazo de conclusão até julho. 


Utilização do espaço


Tal como ocorria anteriormente às obras, o espaço vai servir para a realização de eventos culturais, sejam eles apresentações de grupos de Boi-de-Mamão, Terno de Reis, Ratoeira, Cantoria do Divino e Pau-de-Fita, típicas da cultura local; exposições, oficinas, cursos e afins, e atividades sociais como reuniões de moradores e encontros de artesãos, sobretudo, as tradicionais rendeiras, da Lagoa da Conceição. E ainda disponibilizar ao público salas permanentes como a biblioteca.


De acordo com o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), o Casarão Bento Silvério, com área total de 226 metros quadrados, foi construído pelo antigo Departamento de Correios e Telégrafos e teve como função inicial dar suporte à navegação costeira e transatlântica, em decorrência de acordos internacionais de que o Brasil participava, à época. Já conforme a Fundação Franklin Cascaes, Bento Silvério (1951-1987), natural do então Distrito da Lagoa da Conceição, foi um respeitável repórter político catarinense, que também se destacou por ser contista.

 

 

 


galeria de imagens